Futebol

Vasco leva nó tático e é derrotado pelo Figueirense: 2 x 1 (vídeo)

O Vasco, após reunião de duas horas na segunda para manter o foco na Série B do Campeonato Brasileiro, entrou em campo com quatro mudanças no time titular e, apático no primeiro tempo, foi derrotado por 2 a 1 pelo Figueirense em sua casa, mas segue no topo da competição.

A derrota, a primeira do Gigante da Colina em São Januário na disputa (a segunda em 2009 no estádio), não fez o time perder a liderança, com 55 pontos. Já a equipe catarinense foi a 45 pontos, mas segue em quinto lugar, já que o Ceará (quarto colocado), venceu na jornada.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou em alta velocidade e o Vasco, no ataque: logo aos dois minutos Fagner recebeu na grande área e faz cruzamento, mas a defesa cortou. O que parecia indicar que os mandantes dominariam o confronto foi o estopim para o domínio do Figueirense no primeiro tempo.

Tomando conta do meio-de-campo, pressionando na marcação e explorando a avenida que foi o lado direito da defesa vascaína, o time catarinense aproveitou os diversos erros de passe do oponente para martelar, martelar e abrir o placar aos 30 minutos: Schwenck cobrou falta da meia lua no canto esquerdo de Fernando Prass, que só olhou.

O panorama do confronto não mudou. O Vasco ainda fez aos 41 minutos com Adriano, mas a arbitragem corretamente anulou indicando impedimento do atacante. E o foi o Figueirense, que ficou mais tempo com a bola, que ampliou aos 46 minutos, quando Fernandes passou com qualidade e força por três defensores e bateu para marcar 2 a 0.

SEGUNDO TEMPO

O Gigante da Colina voltou mais ofensivo para a etapa final, com Philippe Coutinho e Robinho. A equipe carioca foi para cima, mas foi, no geral, atabalhoada na construção de suas jogadas, não conseguindo levar perigo efetivo. O adversário catarinense, em vantagem, recuou para defender o placar.

Enquanto o Vasco lançou-se ainda mais para o ataque, com o atacante Rodrigo Pimpão no lugar do lateral-direito Fagner, o Figueirense recuou com o zagueiro João Felipe substituindo o meia Maicon. O desenho do duelo manteve-se, mas os donos da casa seguram sem conseguir ameaçar o goleiro Wilson, sob vaias da torcida vascaína.

Com o Cruzmaltino aberto, o time catarinense passou a ter algumas chances no ataque. Aos 34 minutos, Schwenck, aproveitando a fragilidade defensiva rival, bateu cruzado e obrigou Fernando Prass a boa defesa. Três minutos depois, Ramon cobrou falta na cabeça de Ramon, que desviou para a rede. A pressão vascaína aumentou, mas o resultado não mudou.

PRÓXIMO JOGO

Pela próxima rodada da Série B do Brasileiro, o Vasco enfrenta, no sábado, às 16h10, em São Paulo, o Bragantino. Por sua vez, o Figueirense, no mesmo dia e no mesm horário, recebe o Bahia, em Florianópolis (SC).

FICHA TÉCNICA:
VASCO 1 X 2 FIGUEIRENSE


Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 29/9/2009 - 21h
Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (Fifa-SP)
Auxiliares: José Antônio das Couves (SP) e Marco Antônio Abade (SP)
Renda / público: R$ 72.093,00 / 5.572 pagantes e 6.908 presentes
Cartões amarelos: Ramon, Fagner e Rodrigo Pimpão (VAS); Edson, Egídio, Paulinho e Toninho (FIG)

GOLS: Schwenck, 30\"/1°T (0-1); Fernandes, 46\"/1°T (0-2); Nilton, 37\"/2°T (1-2)

VASCO: Fernando Prass, Fagner (Rodrigo Pimpão, 18\"/2°T), Vilson, Gian e Ramon; Amaral (Philippe Coutinho, intervalo), Nilton, Enrico e Carlos Alberto; Adriano e Elton (Robinho, intervalo). Técnico: Dorival Júnior.

FIGUEIRENSE: Wilson, Edson, Toninho e Roger Carvalho; Lucas, Paulinho (Bóvio, 16\"/2°T), Roberto Brum, Fernandes, Maicon (João Felipe, 21\"/2°T) e Egídio; Schwenck (Paulo Sérgio, 42\"/2°T). Técnico: Marcio Araújo.

Fonte: Lancenet / ge