Futebol

Vasco inicia o dia confiante de que os sócios poderão votar sem problemas

O quarto e último passo do rito de aprovação da constituição e venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco acontece neste domingo, com a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) em que os sócios votarão a proposta da 777 Partners para adquirir 70% do futebol do clube. Apesar da inúmeras tentativas de suspender na Justiça a votação, inclusive neste sábado, no momento não há nenhum impedimento para que ela ocorra normalmente.

A aprovação se dará por maioria simples, ou seja, 50% + 1 dos votos definirão o futuro do Vasco. A expectativa dentro do clube é que o assunto passará com tranquilidade pelos associados, que vêm expressando desde o início do processo o desejo de vender a SAF para a 777. Com o "sim" dos sócios, o grupo americano assume o futebol em seguida, já a partir desta segunda-feira.

Nos últimos meses, vários executivos da 777 Partners visitaram o Vasco no intuito de acelerar o processo, conhecer a estrutura do clube e preparar o terreno para que a empresa assuma a SAF. Neste domingo, porém, membros do grupo não estarão no Rio de Janeiro. Ainda não há uma data definida para a vinda dos americanos, que estão sendo representados no Brasil por Paulo Bracks, contratado para ser uma espécie de consultor nesse período de transição e futuro diretor executivo da SAF.

A votação terá início às 10h e seguirá até as 22h, de forma híbrida, podendo os sócios votarem de maneira virtual ou presencial, na Sede do Calabouço, no centro do Rio de Janeiro. A lista de aptos a votar na AGE conta com 6.385 associados:

Reprodução
Reprodução

Os associados que desejarem votar de forma remota deverão aguardar o recebimento do SMS e/ou e-mail que constará o site para votação eletrônica e a senha de acesso, que serão enviados na manhã deste domingo. O Vasco estima que o processo de envio de dados iniciais poderá durar entre 10 e 30 minutos. A votação virtual só será iniciada às 10h.

Os sócios que não receberem a informação após 30 minutos do horário de início da votação deverão adotar as seguintes ações:

Consultar a caixa de SPAM de seu e-mail

Entrar em contato com a Secretaria do Vasco pelo telefone: (21) 4007-1898 / Whatsapp: (21) 93300-2815

Em último caso, dirigir-se à Sede do Calabouço para realizar a votação de forma presencial

Para o voto presencial, os sócios deverão levar documento de identificação oficial válido (original com foto). Neste domingo, a Sede do Calabouço será de uso exclusivo para a AGE. Portanto, os associados que não compõem a lista de votação não poderão acessar o local.

A votação será encerrada às 22h e, após o processo de apuração, o resultado será divulgado pelo Presidente da Assembleia Geral, Otto Carvalho, com transmissão ao vivo da VascoTV.

O que aconteceu nos últimos meses?

O ato final da venda da SAF acontece mais de cinco meses após o memorando de entendimentos assinado entre Vasco e 777 Partners. Relembre o que aconteceu de lá pra cá:

21 de fevereiro de 2022: Vasco e 777 assinam pré-acordo para venda de 70% da SAF por R$ 700 milhões

24 de fevereiro de 2022: Conselho Deliberativo do Vasco aprova empréstimo de R$ 70 milhões da 777 Partners

17 de março de 2022: Josh Wander e sócios da 777 visitam o Vasco pela primeira vez

24 de março de 2022: Conselho Deliberativo do Vasco aprova inclusão da SAF no Estatuto

5 de abril de 2022: Dirigentes do Genoa, clube que pertence à 777 Partners, visitam o Vasco

24 de maio de 2022: Vasco e 777 ampliam prazo de exclusividade

25 de maio de 2022: Conselho Deliberativo do Vasco constitui comissão para avaliar proposta da 777

26 de maio de 2022: Em terceira visita da 777 ao Rio, Vasco acelera diligência e avança no processo da SAF

21 de junho de 2022: Vasco e 777 Partners finalizam contrato, e proposta passa a ser analisada por Comissão Especial

19 de julho de 2022: Em última visita da 777 antes de AGE, Vasco prepara terreno para transição

21 de julho de 2022: Comissão Especial conclui parecer sobre proposta da 777 Partners ao Vasco

27 de julho de 2022: Conselho Deliberativo do Vasco recomenda venda da SAF para a 777

27 de julho de 2022: Vasco convoca AGE para sócios votarem proposta da 777 pela SAF

Segurança jurídica

O clube inicia o dia da AGE confiante de que os sócios, sem intercorrências, vão poder votar a venda da SAF à 777 Partners. Os últimos dias foram bastante agitados no departamento jurídico do Vasco, que recebeu várias notificações de que virou réu em um novo processo ingressado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro com o intuito de impedir a votação deste domingo.

Ao longo da semana, foram 15 ações que de alguma forma ameaçavam a conclusão do rito de aprovação da SAF, com oito delas havendo recurso e chegando à segunda instância. Todas as liminares requeridas ou foram negadas pelo judiciário ou derrubadas pelo clube dentro do processo, de forma que não há, pelo menos no momento, qualquer decisão em vigor que impeça a realização da AGE.

Ainda há, no entanto, uma preocupação jurídica. Nesta sexta, um grupo de sócios da oposição entrou com novo recurso para tentar impedir a realização da votação neste domingo.

Fonte: ge