Futebol

Vasco foi o beneficiado nas últimas 5 rodadas

Rodada excelente para o Botafogo, o único dos sete primeiros colocados do Brasileiro a vencer seu jogo neste final de semana.

Mas se analisarmos o desempenho dos cinco primeiros colocados nas últimas três rodadas veremos que o Vasco foi o grande beneficiado.

Afinal, nos últimos nove pontos disputados, o Corinthians obteveapenas quatro.

No mesmo período, o Flamengo somou míseros dois pontos.

O Vasco, conseguiu sete _ quatro a mais que o São Paulo, e um a mais que o Botafogo.

A lista seria mais extensa: Palmeiras, dois pontos; Inter, cinco; Figueirense, quatro.

Mas neste Campeonato Brasileiro equilibrado que só ele, essa vantagem pontual (tanto do Botafogo, quanto do Vasco) não diz muita coisa.

O Corinthians ainda é o líder, o Flamengo segue em sua cola, Vasco e São Paulo disputam palmo a palmo a terceira colocação, e o Botafogo vem atrás.

Falta uma rodada para o término do turno e não há ainda um time com pinta de campeão.

O jogo está aberto.

Figueirense 2 x 2 Flamengo / Flamengo 1 x 4 Atlético-GO / Internacional 2 x 2 Flamengo

Falhas individuais na marcação permitiram o empate do time catarinense e tiraram do Flamengo a retomada da liderança do Brasileiro.

O time rubro-negro fez um primeiro tempo razoável, suportou bem a pressão dos donos da casa e chegou a ter a vantagem de dois gols no placar.

Mas perdeu Ronaldinho, suspenso pelo terceiro cartão, e pagou caro por isso no jogo contra o Atlético-GO, no meio de semana.

Foi goleado por 4 a 1, numa noite em que esteve irreconhecível,e o time chegou para o embate com o Inter-RS meio envergonhado.

Neste jogo em Porto Alegre, faltaram inspiração e eficiência _fruto, talvez, da ausência de Thiago Neves, machucado.

Mesmo assim, com Ronaldinho a empurrá-lo, e um jogador a mais por boa parte do jogo, o Flamengo esteve por duas vezes em vantagem no placar.

E teve a chance de fazer o gol que selaria a sorte quando vencia por 2 a 1.

Sofreu o empate numa linda bicicleta de Damião, e o 2 a 2 acabou sendo um resultado ruim para o time rubro-negro.

É o terceiro jogo sem vitória na competição, motivo de preocupação para Vanderlei Luxemburgo.

Vasco 1 x 0 Palmeiras / Avaí 0 x 2 Vasco / Vasco 1 x 1 Fluminense

Mesmo sem jogar bem, longe demostrar o bom futebol coletivo, o time de Ricardo Gomes voltou ao G-4 no domingo passado. com o 1 a 0 sobre o Verdão.

Aquela sexta vitória em oito jogos do Brasileiro (nove, se computado os 2 a 0 sobre o mesmo Palmeiras pela Sul-Americana) recuperou o moral do time.

E essa recuperação acabou sendo determinante para arrancar três pontos no confronto com o Avaí, na Ressacada, na quarta-feira.

Assim, parcialmente em dia com a média de dois pontos por jogo disputado, o empate no clássico não foi de todo um mau resultado.

O time jogou sem três titulares (Anderson Martins, Felipe e Julinho) e ainda assim teve chances de vencer a terceira consecutiva.

Mas não jogou bem e poderia, também, ter saído derrotado.

Como a corrida ainda é longa, o importante para o Vasco é manter-se em pontuação constante, desconectado das derrotas.

O time oscila bons e maus momentos durante os jogos e a falta deum jogador de ataque com boa regularidade talvez seja o ponto fraco.

Já era hora de Ricardo Gomes lançar mão de uma ou outra estrelinha da base vascaína.

Quem sabe o garoto Jonathan, por exemplo, não pudesse quebrar um pouco essa \"ederdependência\" do ataque vascaíno?

Fica a dica!

Botafogo 4 x 2 América-MG / Internacional-RS 1 x 0 / Botafogo 3 x 1 Atlético-MG

A virada com sabor de goleada nos 4 a 2 sobre o América-MG fizeram crer que o time de Caior Júnior encorporaria de vez.

Cortez e Lucas, pelas laterais, e Elkeson e Renato, pelo meio, impuseram ritmo forte e foram determinantes para o belo resultado.

E justamente num dia em que Maicosuel alternou bons e maus momentos, Herrera não viu bola e Loco Abreu teve poucas chances degol.

O lado ruim ficou por conta do cartão amarelo que suspendeu Elkeson e da contusão que afastou o atacante uruguaio do time.

Ou seja: no confronto com o Inter-RS, no Beira Rio, o Botafogo foi aguerrido, mas sentiu a falta da agressividade do meia e do faro do artilheiro.

Perdeu por 1 a 0, é verdade, mas mostrou nos 3 a 1 sobre o Atlético-MG, em casa, neste último sábado, que o resultado no Sul não o abalou.

Pelo contrário, começa a se estabelecer como candidato ao título, graças ao poderio ofensivo: fez onze gols nos último quatro jogos, sofrendo quatro.

Ainda não pode contar com Loco Abreu, sua referência maior, mas já pode bater no peito e assegurar que não vive só dos gols do artilheiro.

O todo do Botafogo cresceu em quantidade e qualidade com a evolução de Cortez, Marcelo Mattos, Renato, Elkeson, Felipe Menezes, Lucas Zen e Alex.

Agora é dar tempo ao tempo e aguardar o amadurecimento natural.

Este time vai dar caldo _ se não este ano, em 2012, seguro.

Grêmio 2 x 1 Fluminense / Fluminense 3 x 0 Figueirense / Fluminense 1 x 1 Vasco

Nem o retorno de Fred ao time foi suficiente para impedir aquela segunda derrota consecutiva do Fluminense de Abel Braga no Olímpico.

Apesar de encarar o Grêmio de peito aberto e de ter saído na frente, o time não teve consistência defensiva e organização ofensiva.

O técnico sentiu o baque, mas viu nos 3 a 0 que impôs ao Figueirense, na última quarta-feira, que a recuperação era mesmo questão de tempo.

A falta de tranquilidade era, por ora, o mal maior e a arrumação em campo viria com o jogo a jogo.

E quem viu a atuação do time no empate com o Vasco, na tarde deste domingo, no Engenhão, já pôde perceber a melhora.

O Fluminense não venceu, é verdade, mas soube reagir à desvantagem no placar sem alterar o padrão ou violentar o estilo.

Já se sabe que a escalação tricolor agora começa a partir do meia argentino Lanzini, de 18 anos, e que a dupla de ataque é Rafael Moura e Fred.

O meia deu dinâmica e qualificou a parte ofensiva, empurrando o time que ontem registrou seu primeiro empate no Brasileiro.

Mas este trio, apoiado pelos laterais Mariano e Carlinhos, forma o bloco ofensivo que começa a se fazer presente.

Valencia e Edinho encaixaram na proteção à zaga e o meia Marquinhos oscila na criação das jogadas _ ainda um ponto fraco.

O Tricolor agora sai para encarar Santos, Botafogo e São Paulo na condição de visitante e o desafio será não perder.

Explico: o time ainda não conseguiu passar mais do que dois jogos sem uma derrota em seus 17 jogos disputados.

Já é hora.

Fonte: -