Futebol

Vasco está invicto em casa desde setembro

Mas contra o Sport, adversário deste domingo, a última vitória vascaína em São Januário aconteceu em 1956

Ainda faltavam dez anos para Romário nascer quando o Vasco bateu o Sport pela última vez em São Januário, em 1956. Neste domingo, 51 anos depois, o milésimo gol do Baixinho toma as atenções de todos, mas o Vasco conta com um retrospecto altamente favorável para vencer o indigesto time pernambucano: é o clube da Série A do Brasileiro há mais tempo invicto dentro da sua casa, ou seja, São Januário.

A última derrota no estádio aconteceu em 6 de setembro de 2006, na derrota de 1 a 0 para o Corinthians. De lá para cá foram dez jogos, com seis vitórias e quatro empates. Domingo, a casa vascaína terá um tratamento especial para receber os torcedores que irão na expectativa do milésimo gol de Romário. Por isso, o clima favorável deverá ser aproveitado para o time embalar e conquistar a segunda vitória consecutiva no Brasileiro.

– Provavelmente, o estádio estará lotado e a torcida empurrará o time para frente. Aqui, o Vasco sempre foi forte e tem de continuar assim. É chave para fazer a boa campanha e, também, para derrubar este tabu de não vencer o Sport – afirmou o apoiador Morais.

Jogando no Rio, recentemente o Vasco vacilou e foi eliminado pelo Gama no Maracanã, em jogo que anteriormente estava marcado para São Januário. Desta maneira, a casa vascaína manteve a sua invencibilidade. A eliminação em pleno Maracanã ainda parece ecoar nos ouvidos dos jogadores vascaínos.

Morais viajou até o ano passado e relembrou a importância de não perder pontos dentro de casa em uma competição longa como o Campeonato Brasileiro.

– Temos de aproveitar o fato de jogarmos em casa. Isto porque no ano passado nós ficamos fora da Libertadores por perder alguns pontos em casa por bobagem. É importante manter o foco – disse o camisa 10 vascaíno.

Depois da derrota por 3 a 0 em 1956, os pernambucanos vieram mais cinco vezes a São Januário e venceram em três oportunidades. Nem mesmo a equipe campeã brasileira e da Copa Mercosul de 2000, formada pelo próprio Romário, Juninho Pernambucano e outros craques, resistiu e perdeu de 2 a 1.

No domingo, sob o frenesi do milésimo gol, a invencibilidade vascaína irá tirar a prova com o tabu do Sport.

Fonte: Lance