Futebol

Vasco enfrenta o Duque de Caxias, do filho de Eurico, em clima de "decisão"

O pensamento está somente dentro de campo. Afinal, vale vaga na semifinal e fuga do rebaixamento. Em situações opostas, o Vasco, que quer a classificação para a semifinal da Taça Rio, enfrenta o Duque de Caxias, um dos que brigam contra a degola no Campeonato Carioca, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Raulino de Oliveira, pela última rodada do segundo turno. Por isso, qualquer envolvimento com clima político é descartado. Isso porque o time da Baixada possui fortes ligações com o ex-mandatário e presidente do Conselho de Beneméritos do Gigante da Colina Eurico Miranda. Além do dirigente ser um colaborador do adversário cruzmaltino, Álvaro Miranda, seu filho, é o técnico da equipe.

Os dois lados já declararam que nenhum problema entre a antiga e a atual diretoria do Vasco vão interferir na partida. A preocupação é apenas com a tabela. Segundo colocado no Grupo B da Taça Rio, com 12 pontos, o time de São Januário precisa vencer para não depender de outro resultado e avançar às semifinais. América, com 11, e Macaé, com 10, vêm logo atrás e podem tomar a posição se o Cruzmaltino tropeçar. Na contramão da luta pela vaga na semi, o Caxias precisa de pelo menos um empate para evitar a queda para Segunda Divisão do Estadual. Acompanhe a partida em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Vasco fica sem Carlos Alberto mais uma vez

Os 80 minutos em que atuou no clássico com Fluminense custaram a Carlos Alberto a escalação no decisivo jogo. Como ficou um período além do previsto em campo - 30 minutos -, o meia vascaíno teve uma sobrecarga muscular. Com dores no adutor da coxa esquerda, ficou fora do jogo contra o ASA-AL, pela Copa do Brasil, e foi vetado neste sábado da partida contra o Caxias para não transformar o desconforto em uma lesão mais séria.

- O Carlos Alberto é um jogador que chama a responsabilidade quando está em campo. É um jogador diferente e vai fazer falta. Mas quem entrar no lugar dele vai procurar fazer o melhor para o Vasco - disse o zagueiro Gian.

E o jogador que assume a vaga que seria de Carlos Alberto é Léo Gago. Com isso, o time permanece com três volantes e Elton e Dodô no ataque. Philippe Coutinho é o responsável por armar as jogadas.

Gian, aliás, é outra novidade em relação ao time que enfrentou o ASA, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Como Fernando se recupera de uma lesão no pé direito e não joga e Titi está suspenso, ele e Thiago Martinelli formam a dupla de zaga. Fágner substitui o também suspenso Élder Granja, na lateral direita.

Quem também não tem condições de atuar por suspensão é o volante Rafael Carioca. O atleta foi punido por quatro jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ) pois teria dado uma cotovelada em Juan, no clássico com Flamengo. Como o tribunal está em recesso, o departamento jurídico do Vasco não pôde fazer o pedido para obter um efeito suspensivo.

Outro problema devido ao recesso foi com o lateral-esquerdo Ramon. Apesar de ter entrado no segundo tempo do jogo da Copa do Brasil, na quarta-feira, o clube prefere não escalá-lo no Estadual até que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro dê o aval. Na CBF a situação de Ramon já foi regularizada.

Mesmo com todos esses desfalques e problemas, o técnico interino Gaúcho, com duas vitórias em dois jogos no comando da equipe, está otimista. Ele aproveitou também para se esquivar de possíveis disputas extracampo e foca apenas na partida de futebol.

- O Vasco não vai jogar contra alguma coisa assim. O Vasco joga contra o Duque de Caxias, um adversário difícil, e essas coisas fora do campo não tem nada a ver com a gente. Acho que jogador de futebol está pronto para ir lá e vencer qualquer adversário - disse o técnico.

Álvaro Miranda tem fortes ligações com Vasco, mas quer fugir da degola

Não fosse a situação tão complicada que vive o Duque de Caxias, talvez o técnico Álvaro Miranda pudesse torcer intimamente por um resultado positivo para o adversário. Afinal, desde sua infância, levado pelo pai Eurico Miranda, viveu em São Januário. Mas a partida vale a salvação do seu time. E o fato de o Vasco não estar classificado para a próxima fase, o pegou de surpresa.

- No começo do ano não planejávamos esta situação (de lutar para não cair). Infelizmente não saiu como esperávamos. Mas acontece também que não imaginávamos que este jogo seria decisivo também para o Vasco pela situação que vive. É um jogo com muita visibilidade, e espero dar uma beliscada no resultado positivo. Nasci no Vasco. Fui criado ali, tenho muita ligação com o clube, mas sou profissional.

DUQUE DE CAXIAS VASCO
Getúlio Vargas, Dudu (Marquinho), Marlon, Tinoco e Fábio (Gleidson); Mayaro, Leandro Teixeira, Júnior e Maurinho; Faioli e Marcelo. Fernando Prass, Fagner, Thiago Martinelli, Gian e Márcio Careca; Nilton, Léo Gago, Souza e Philippe Coutinho; Dodô e Elton.
Técnico: Álvaro Miranda. Técnico: Gaúcho.
Estádio: Raulino de Oliveira (Volta Redonda/RJ). Data: 04/04/2010. Horário: 16h (de Brasília). Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ). Auxiliares: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ).
Transmissão: O Premier transmite a partida pelo sistema pay per view a partir de 16h.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 15h30m (de Brasília).

Fonte: ge