Futebol

Vasco é um dos times da Série A que mais tem estrangeiros no elenco

Com o aumento da CBF no limite de estrangeiros por partida, o Brasileirão desta temporada é o com mais estrangeiros nas equipes. Agora os times podem usar até sete atletas de fora do país por jogo e não mais apenas cinco, como era anteriormente. Atualmente, o Brasileirão Série A conta 132 profissionais estrangeiros, sendo 122 jogadores e 10 treinadores. Assim, ficando próximo de 20% de gringos no principal torneio nacional.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

Na lista com 122 atletas, seis são jogadores naturizados, mas não diminui o grande número de gringos no Brasileirão. O São Paulo lidera o ranking com 11 atletas, logo atrás tem o Botafogo com 10 atletas mais o técnico, o Inter é o terceiro com nove atletas mais o treinador. Na sequência, vem América e Vasco, com oito atletas e o treinador. Veja a lista completa com todos os jogadores:

Vasco (8 + técnico)
Manuel Capasso (Argentina)
Orellano (Argentina)
Pumita (Uruguai)
Lucas Piton (Naturalizado – Itália)
Payet (França)
Sebastián Ferreira (Paraguai)
Vegetti (Argentina)
Medel (Chile)
Técnico: Ramón Díaz (Argentina)

A Argentina é o país que mais exporta jogadores para o Campeonato Brasileiro. Neste momento, há 36 atletas que atuam na elite do futebol nacional. Além do país vizinho, outras 18 nações cedem profissionais para o Brasileirão, são eles: Uruguai, Colômbia, Paraguai, Equador, Chile, Portugal, Venezuela, Espanha, Itália, Argélia, Angola, Estados Unidos, Nicarágua, Bolívia, Bulgária, França e Grécia.

Nos últimos anos, clubes brasileiros tiveram sucesso com o trabalho de técnicos internacionais, como nos casos de Jorge Jesus, no Flamengo, Abel Ferreira, no Palmeiras, Juan Pablo Vojvoda, no Fortaleza, entre outros. Desde então, o número de comandantes gringos na Série A do Campeonato Brasileiro disparou. Em determinado momento da temporada, 13 dos 20 treinadores eram estrangeiros, mas atualmente o número é de 50%.

Botafogo (Bruno Lage), Palmeiras (Abel Ferreira), Bragantino (Pedro Caixinha), Cuiabá (António Oliveira), Goiás (Armando Evangelista), Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda), Flamengo (Jorge Sampaoli), Vasco da Gama (Ramón Díaz), América (Fabián Bustos) e Internacional (Eduardo Coudet) são as equipes do Brasileirão que apostam em técnicos estrangeiros.

Um dos principais trabalhos do Brasil e que chama atenção de toda mídia é a parceria do Fortaleza com o técnico argentino Vojvoda. Ele está há dois anos no comando e já é o segundo treinador com mais jogos pelo Leão. “Percebemos que se tratava de um profissional diferenciado a partir do momento em que ele ingressou no clube. Os atletas entenderam sua metodologia de trabalho logo de cara e os resultados que alcançamos desde sua chegada, mostram que foi um grande acerto”, destaca o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás, também comentou sobre os motivos que levaram o clube a acertar com o português Armando Evangelista, que havia sido destaque em Portugal, alcançando a 5ª colocação na última edição do Campeonato Português com o Arouca: “Estávamos acompanhando o ótimo trabalho do Armando vinha há algum tempo. Sua visão sobre futebol e a vontade de encarar novos desafios nos deu a certeza de que ele seria o treinador certo para nós”, conta.

Fonte: Esporte News Mundo