Futebol

Vasco é o time que mais acerta passes no Estadual

Não é apenas impressão de torcedor que o Vasco desperdiça muitos gols. Uma análise mais apurada nos números mostra que, se é verdade que são muitas chances por jogo, os atletas precisam acertar o pé e a cabeça para evitar tanto sofrimento.

Sábado, na vitória sobre a Cabofriense por 2 a 1, foram 24 finalizações, mesmo número da goleada por 4 a 0 sobre o Bangu. Classificado às semifinais da Taça Rio depois da rodada de deste fim de semana, o time de Ricardo Gomes é o que mais finalizou em todo o Campeonato Carioca. Mas chutou mal em boa parte das vezes. São 116 conclusões certas e 141 erradas, segundo os números do Footstats.

\"No jogo contra a Cabofriense, tivemos uma sequência incrível e a bola não entrou. Espero que demore para acontecer outro jogo em que a bola tenha tanta dificuldade para entrar. Mas nosso time está mais maduro, não se desorganiza, não se apavora e busca a vitória até o fim\", disse Ricardo Gomes.

Uma prova da paciência é a troca de passes. O Vasco é a equipe que mais organiza as jogadas com toque de bola no Carioca. As chances criadas vieram de 164 passes certos, um número bem superior aos dos grandes rivais, que tiveram 127 (Flamengo), 121 (Fluminense) e 104 (Botafogo).

O jogo aéreo ainda não é uma opção frequente do time vascaíno. Ao longo das partidas no Estadual, foram apenas 33 finalizações de cabeça, sendo 16 delas para fora. Os lançamentos, principalmente de Felipe, ainda são o ponto mais forte da equipe: foram 33 jogadas assim contra a Cabofriense, 11 a mais que na partida contra o Bangu.

Para o jogo contra o Náutico, quarta-feira, no Recife, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Ricardo Gomes terá a volta de Diego Souza. Resta saber se o meia entrará no lugar de Bernardo, que teve boa atuação e fez um gol contra a Cabofriense. O time treina na manhã de hoje em São Januário e viaja amanhã.

Fonte: O Dia