Mercado

Vasco é o carioca que mais contrata jogadores oriundos da Europa

Os problemas saltam aos olhos e não são novidade para ninguém: recente rebaixamento para a Série B, dificuldades no pagamento de salários, infraestrutura de trabalho deficiente, jejum de sete anos sem conquistar títulos de Primeira Divisão. Mesmo assim, o Vasco acertou o retorno de mais um jogador que estava no futebol europeu.

O volante Eduardo Costa ficará em São Januário até junho de 2011 e será o oitavo nome em dois anos a abrir mão de todas as vantagens de atuar no Velho Continente para se aventurar no mar revolto onde navega a caravela vascaína.

No futebol carioca neste período, ninguém conseguiu trazer mais jogadores das principais ligas europeias do que o Vasco. Quando comparado a si mesmo, o clube de São Januário realizou salto expressivo, mesmo sem contar com a contratação de Enrico, que veio do futebol sueco para a disputa da Série B. Em 2009 e 2010, o clube trouxe mais “europeus” do que no período entre 2001 e 2008 (veja mais no quadro abaixo).

O aumento do número de jogadores contratados de clubes europeus coincide com a chegada de Roberto Dinamite ao comando do clube e a de Rodrigo Caetano ao posto de diretor executivo. Sem dinheiro, a palavra de ordem tem sido criatividade.

– Nós procuramos apresentar um projeto para o jogador. Mostramos o que o clube projeta para si e para ele no futuro – costuma dizer Caetano.

Carlos Alberto, Fagner, Fernando Prass, Zé Roberto, Rafael Carioca, Eder Luis, Fellipe Bastos e, agora, Eduardo Costa. Se os resultados ainda não apareceram, pelo menos, o Vasco tem se mostrado muito bom de papo para convencê-los a apostarem no clube. Que ano que vem, os “europeus” que ainda estão no elenco se tornem, também, vencedores.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance