Vasco e Flu também vão pleitear à FIFA título mundial
Com a vitória do Palmeiras na Fifa, Fluminense e Vasco anunciaram ontem que vão pleitear na entidade o reconhecimento dos títulos conquistados nas edições seguintes do torneio internacional jogado nos anos 50.
Campeão da edição de 1952 da Copa Rio, o Fluminense já criou até comissão para fazer um dossiê que será enviado aos dirigentes da Fifa até o final deste semestre. Ontem, o troféu erguido em 1952 foi uma das principais atrações nas Laranjeiras.
\"É uma questão de eqüidade. Temos todas as condições de ter sucesso\", disse o presidente do Fluminense, Roberto Horcades.
A Copa Rio de 52 foi disputada por oito equipes da Europa e da América do Sul. Os jogos aconteceram no Pacaembu e no Maracanã. Na final, o tricolor carioca, que contava com o goleiro Castilho, Pinheiro, Didi e Telê Santana, superou o Corinthians. O primeiro jogou foi vencido por 2 a 0. A finalíssima terminou empatada em 2 a 2.
Já o Vasco tenta homologar o Mundial alegando ter vencido o Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer, competição que sucedeu a Copa Rio em 1953 e não teve a importância das anteriores.
O torneio foi uma tentativa dos organizadores de manter um evento internacional no país.
Sem garantia do principal patrocinador, a Prefeitura do Rio, os grandes estrangeiros não viajaram. Do exterior, Sporting (POR), Olímpia (PAR) e Hibernian (ESC) atuaram. O Vasco venceu o São Paulo nos dois jogos finais.
- SuperVasco