Futebol

Vasco e Flamengo se enfrentam sob a “sombra” de Romário

Com uma rivalidade que atravessa décadas, Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h10, no Maracanã, pela segunda rodada da Taça Rio, em duelo que ultrapassa apenas a rivalidade clubística. Com passagens destacadas pelos dois clubes, o atacante Romário será a grande atração do clássico, buscando o milésimo gol de sua carreira, segundo a sua contagem, e também ajudar o Vasco a vencer. Ele precisa vazar o rubro-negro duas vezes para atingir a marca.
Os dois times vêm animados com bons resultados e dispostos a fazer o tira-teima da semifinal da Taça Guanabara, quando o Flamengo venceu a disputa nos pênaltis, após empate por 1 a 1. O Flamengo, que só usou o time reserva na Taça Rio, já assegurou matematicamente a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores, enquanto o Vasco vem de sofrido empate contra o Gama por 2 a 2, quando chegou a estar perdendo por 2 a 0, e tenta manter o 100% de aproveitamento no segundo turno do Estadual.

Durante os últimos dias, o maior trabalho do técnico Renato Gaúcho tem sido tentar separar a busca de Romário pelo gol mil, do objetivo do Vasco em avançar na Copa do Brasil e na Taça Rio. “O grupo sabe que o importante é vencer. O milésimo gol do Baixinho vai acontecer, não estamos preparando o gol pra ele. Vai sair naturalmente”, comentou o treinador.

Apesar do discurso, o comandante já tem preparado o que fazer na hora do milésimo gol. “Com certeza vou dar um grande abraço nele e agradecer a ele por tudo o que ele fez pelo futebol brasileiro, pelo Vasco, pela seleção e por todos os clubes que ele passou. O Romário é um dos maiores jogadores que vi jogando e aprendi muito com ele”, afirmou.

O Baixinho, apesar de confessar que está nervoso com a proximidade de seu feito, tenta controlar a ansiedade e garante que isto não o irá atrapalhar quando entrar em campo. “Tenho vontade de fazer gol em qualquer jogo e a qualquer momento. Vou tentar marcar dois agora no domingo. Se não der, fica para quarta-feira que vem, e assim por diante”, explicou.

Mas para que o Vasco e Romário consigam seus objetivos, o técnico Renato Gaúcho espera que a equipe não repita os erros cometidos nos últimos jogos, quando saiu em desvantagem no placar e teve que correr atrás do placar. “Isso está me incomodando bastante. Estamos conseguindo reverter alguns resultados, mas vai chegar uma hora que a gente pode não conseguir reverter. Tenho conversado muito com o grupo para tentar mudar a cabeça deles”, ressaltou o treinador.

Para o clássico deste domingo, Renato Gaúcho contará com a volta de alguns titulares que foram poupados contra o Gama, como Romário, que fará a dupla de frente com Leandro Amaral. Mas o meia Dário Conca deve permanecer de fora, barrado para a entrada de Abedi ou Renato.

No Flamengo, o clima é de tranquilidade, apesar da derrota para o Volta Redonda na rodada passada. O técnico Ney Franco se diz satisfeito por encarar o clássico precisando da vitória para seguir com chances no segundo turno do Estadual.

“Precisamos vencer para nos recuperarmos da derrota na última rodada. Foi bom para a gente pegar logo de cara o Vasco depois da classificação na Libertadores. O clima de clássico obriga nossos jogadores a terem atenção total até o jogo começar. Talvez se fosse um confronto contra um time pequeno, teríamos dificuldades para deixar a equipe motivada”, comentou o treinador.

Ney Franco também reafirmou sua admiração por Romário, mas garantiu que não deslocará nenhum jogador para fazer uma marcação individual sobre o Baixinho. Mesmo assim, a defesa rubro-negra estará atenta à movimentação do atacante . “Vamos fazer uma marcação por setor. É óbvio que o Romário merece uma marcação bem realizada, mas não será individual. Por onde o Romário cair, teremos alguém prestando atenção nele. Como treinador, nunca vou querer que minha equipe leve dois gols, então não vamos participar dessa festa”, disse Ney.

Mas o Flamengo não pensa apenas em se defender no clássico. O time também espera poder mostrar o seu poder nas jogadas de bola áerea, responsáveis por muitos dos gols da equipe nesta temporada. “A gente vem treinando muito os cruzamentos e o que me facilita é que o Souza sabe como se posicionar dentro da área. Por isso, os gols estão saindo com a tanta freqüência”, afirmou o lateral-direito Leonardo Moura.

FICHA TÉCNICA
VASCO X FLAMENGO

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 25 de março de 2007, domingo
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro : Gutemberg de Paula
Assistentes: Manoel do Couto Ferreira Pires e Carlos Henrique Alves de Lima

VASCO: Cássio; Wagner Diniz, Fábio Braz, Dudar e Sandro; Roberto Lopes, Amaral, Abedi (Renato) e Morais; Leandro Amaral e Romário
Técnico: Renato Gaúcho

FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Renato, Renato Augusto e Juninho Paulista; Roni e Souza
Técnico: Ney Franco

Fonte: Gazeta Esportiva.net