Vasco e Flamengo inverteram papéis desde último encontro pelo Carioca
Vasco e Flamengo se enfrentam nesta segunda-feira (5), no Estádio do Maracanã, pelo fechamento da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes vivem situações opostas no momento e também quando comparado ao último encontro entre os times.
A partida aconteceu pela semifinal do Campeonato Carioca, no dia 19 de março e teve o Flamengo como vencedor: 3 a 1 e vaga garantida na final. No entanto, o time de São Januário vivia um bom momento, com um time bem definido de 1 a 11 e com Barbieri com crédito diante do torcedor.
Do outro lado, quem convivia com uma pressão era Vítor Pereira, que acabou demitido após o vice para o Fluminense na final. Na ocasião, o próprio time rubro-negra ainda era uma incógnita, com muitas mudanças feitas pelo português e com nomes diferentes na escalação.
Com o dinamismo que marca o futebol brasileiro, nem três meses depois, os papéis se inverteram. O Vasco, na 19ª colocação do Brasileirão, não vence há sete jogos e vê Barbieri sendo muito criticado pela torcida. Em campo, por convocações e lesões, é raro ver o trio Rodrigo, Jair e Andrey, destaques contra os rubro-negros, atuando juntos.
No Flamengo, Jorge Sampaoli chegou e mudou o time de VP. Mescla o sistema com três zagueiros ou linha de quatro, deu chance para novos jogadores e barrou alguns. Atualmente, apesar de ainda estar longe do que pode render, o Flamengo tem uma base bem definida que é titular em boa parte dos jogos.
Wesley, Léo Pereira e Pulgar são exemplos claros. No último Vasco x Flamengo, Rodrigo Caio, que pouco atuou com Sampaoli, era o titular. Na direita, Varela era homem de confiança do português, enquanto o Wesley assumiu com o argentino a posição. A principal mudança veio no meio-campo.
Erick Pulgar era a última opção do setor com Vítor Pereira. Desde a chegada de Sampaoli, com quem trabalhou na seleção chilena, o camisa 5 se tornou titular absoluto e vem colecionando boas atuações.
Duas mudanças ainda não efetivas como as de cima, mas reforçam uma preferência de Sampaoli e que não acontecia com VP. No gol, Matheus Cunha assumiu a posição em virtude da má fase de Santos. Na frente, Pedro acabou no banco diante do Fluminense, algo que não existiu com VP.
Separados por sete pontos, Vasco e Flamengo buscam uma reação na tabela. O Flamengo, atualmente na oitava posição, quer se aproximar do líder Botafogo, que perdeu e está com 21 pontos. Um triunfo faz a diferença cair para cinco. Por outro lado, o Vasco mira respirar aliviado e acabar com o jejum sem vencer desde a abertura da competição.
Fonte: ESPN BrasilMais lidas
- 0 Erick Marcus, do Vasco, não deve mais retornar ao Cruzmaltino
- 0 Zé Gabriel, emprestado pelo Vasco, tem sua permanência avaliada no Coritiba
- 0 Vasco teve 11 formações de zaga diferentes ao longo do ano; números
- 0 Informação sobre a transmissão de Fortaleza x Vasco dia (09/11)
- 0 Sub-23: CBF divulga data e hora de Santos x Vasco pelo Brasileiro
- 0 Basquete: Humberto fala sobre seu desempenho contra o Caxias do Sul; vídeo
- 0 Feminino: Vasco enfrenta o Fluminense nesta sexta (08) pelo Carioca
- 0 Basquete: Léo Figueiró comenta vitória diante do Caxias do Sul em SJ; vídeo
- 0 Basquete: Eddy chegou a cinco mil pontos na sua carreira no NBB
- 0 Basquete: LNB destaca ação social promovida pelo Vasco