Vasco e Botafogo se encaram no Maracanã
Vasco e Botafogo se enfrentam neste domingo, no Maracanã, às 18h10, em alta na competição. Apesar da diferença de pontos e posição entre ambos - 13º, com 25, e 3º, com 37, respectivamente -, tanto o time comandado por Tita quanto o de Ney Franco vêm de seqüências vitoriosas e são eles que fazem um dos mais interessantes duelos do confronto.
O Vasco conseguiu dois feitos inéditos no Brasileiro na última rodada e vai em busca de mais um. Com a vitória sobre a Portuguesa, em São Paulo, por 1 a 0, a equipe conseguiu seu primeiro triunfo como visitante na competição (após oito derrotas e dois empates) e dois resultados positivos consecutivos.
Agora, a meta é derrotar um rival carioca nesta temporada. Até agora foram oito partidas - cinco pelo Estadual e três no Nacional -, com quatro derrotas e quatro empates. No primeiro turno, o time cruzmaltino ficou igual com Botafogo e Fluminense, e foi derrotado pelo Flamengo.
O técnico Tita, para romper mais este tabu, deverá realizar apenas uma alteração em relação ao time que derrotou a Lusa: o atacante Edmundo, que começou este confronto no banco de reservas, poupado, volta à equipe no lugar de seu substituto, o lateral-direito Marcus Vinícius, que atuou improvisado no meio-de-campo.
O goleiro Tiago e o atacante Leandro Amaral que, lesionados, desfalcaram o Vasco nas duas últimas rodadas do Brasileiro, ainda estão sob tratamento - o primeiro acusa dores no joelho direito e o segundo, um estiramento nos ligamentos do tornozelo esquerdo - e seguem fora. Assim, Roberto permanece no gol e Alan Kardec, no ataque.
Feito ainda maior tentará o Botafogo de Ney Franco. Com o incrível aproveitamento de 29 pontos em 36 disputados, o Alvinegro emplacou uma seqüência de seis vitórias consecutivas, a maior da história do clube em Campeonatos Brasileiros.
De volta ao palco em que, contra o mesmo Vasco, conquistou seu título de maior expressão na carreira - a Copa do Brasil de 2006 -, Ney Franco não poderá contar com o atacante Jorge Henrique, suspenso em razão de ter recebido o terceiro cartão amarelo. Em sua vaga, entrará Gil. Em compensação, o técnico terá o retorno do zagueiro Renato Silva, o jogador mais regular do Glorioso na temporada.
Diferentemente de Tita, Ney Franco não foi jogador profissional e, por isso, não teve a honra de atuar no Maracanã, palco onde o adversário de prancheta viveu suas principais glórias. Nem por isso a vitória, que consolidará a equipe de vez na briga pelo título, terá um sabor menos especial.
FICHA TÉCNICA:
VASCO X BOTAFOGO
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/8/2008 - 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (Fifa-RJ)
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Cláudio José de Oliveira Soares (RJ)
VASCO: Roberto, Wagner Diniz, Eduardo Luiz, Jorge Luiz e Edu; Jonílson, Rodrigo Antônio, Madson e Alex Teixeira; Edmundo e Alan Kardec. Técnico: Tita.
BOTAFOGO: Castillo, Thiaguinho, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Diguinho, Túlio, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Gil e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco.
- SuperVasco