Vasco descarta jogar com o regulamento diante do América-RN
Ganhar a terceira partida consecutiva na temporada e avançar para as oitavas de final da Copa do Brasil. Esses são alguns dos objetivos do Vasco, que visita o América-RN nesta quarta-feira, às 22 horas, na Arena das Dunas, em Natal, pela rodada de volta da terceira fase. Porém, a grande meta mesmo é confirmar a boa fase e ganhar ainda mais fôlego na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Para atingir esse objetivo, o Vasco deu um passo importante na partida de ida, ganhando por 3 a 1 no Rio de Janeiro. Com o resultado, o time pode até mesmo perder por um gol de diferença que voltará para São Januário classificado. Derrota por dois gols de diferença também serve, mas a partir de 4 a 2 já está eliminado, uma vez que os tentos anotados como visitante valem para critério de desempate. Ao representante potiguar basta o 2 a 0. Caso devolvam os 3 a 1, os nordestinos forçarão a disputa de pênaltis.
Apesar da grande vantagem construída na ida, os vascaínos descartam a ideia de jogar com o regulamento.
"Não podemos cometer o erro de entrar em campo pensando no que aconteceu na partida da semana passada, pois cada partida tem a sua história e o time do América de Natal vai jogar em casa, onde é muito forte. Temos que entrar em campo com o pensamento de que o jogo está zero a zero e de que a vitória é o único resultado que nos interessa. Vamos buscando uma atitude vencedora, como manda a tradição do Vasco", avisou o atacante argentino Herrera.
Mas não é apenas a vantagem obtida na ida que o time de Celso Roth quer esquecer. Os vascaínos também pretendem deixar de lado a histórica vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense no fim de semana, uma vez que eles temem que a euforia da torcida possa atrapalhar o rendimento em campo se não for bem trabalhada.
"O jogo contra o América de Natal é eliminatório e por isso mesmo não podemos vacilar, ainda mais porque é na casa do adversário. Não podemos ficar pensando na vitória sobre o Fluminense porque aquele jogo nós atingimos o objetivo, mas existem outras metas na temporada mais importantes. O Vasco está em um momento de crescimento e é fundamental mantermos essa pegada para a confiança do torcedor permanecer", lembrou o zagueiro Anderson Salles, que vem atuando de forma improvisada como volante.
O Vasco terá duas mudanças em relação ao time que derrotou o Fluminense. O volante argentino Guiñazu, que cumpriu suspensão, reaparece na vaga de Serginho. Já o atacante Dagoberto, que foi expulso no primeiro jogo contra o América, será substituído pelo colombiano Duvier Riascos. O meia Andrezinho pode ser preservado para evitar o desgaste. Neste caso o mais cotado para começar atuando é o argentino Emanuel Biancucchi.
O América também entra em campo embalado após vencer o Confiança por 2 a 0 e aparecer na quarta posição do Grupo A na Série C do Campeonato Brasileiro - portanto, na zona de classificação. Para buscar a classificação em casa, o técnico Roberto Fernandes espera contar com o apoio dos torcedores.
"O nosso torcedor precisa entender que é uma partida muito complicada, contra uma equipe de Primeira Divisão e que conta com grandes talentos. O Vasco é muito forte e por isso nossa torcida precisa jogar junto, empurrar o time, nos auxiliar a marcar dois gols e não sofrer nenhum", disse Fernandes, que vai manter a escalação que derrotou o Confiança.
O América-RN tem um histórico recente de grande virada na Copa do Brasil. No ano passado, também pela terceira fase, o time perdeu o primeiro jogo para o Fluminense, em Natal, por 3 a 0 e foi desacreditado para o Maracanã. No Rio de Janeiro, porém, aplicou uma histórica goleada por 5 a 2 e garantiu a classificação para as oitavas de final, calando o estádio e os torcedores tricolores.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-RN X VASCO
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 22 de julho de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas
Árbitro: Luis Teixeira Rocha (RS)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (RS) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
AMÉRICA: Busatto, Lucas Newiton, Flávio Boaventura, Cleber e Rafael Estevam; Judson, Zé Antônio, Álvaro e Cascata; Adriano Pardal e Max
Técnico: Roberto Fernandes
VASCO: Jordi; Madson, Rodrigo, Aislan e Christianno; Anderson Salles, Guiñazu, Jhon Cley e Andrezinho (Emanuel Biancucchi); Herrera e Riascos
Técnico: Celso Roth