Clube

Vasco deixa saldo positivo em campanha do Carioca

O Vasco deu adeus ao Campeonato Carioca com a derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no último domingo (19). Apesar disso, a campanha no estadual tem saldo positivo. Afinal, o clube está no início de um processo de reestruturação e já apresenta identidade e competitividade contra os rivais. Naturalmente alguns pontos precisam ser ajustados como falhas individuais e a pontaria nas finalizações.

O Cruz-Maltino terminou o estadual na terceira colocação, resultado acima das expectativas pelo processo que está passando. A equipe ficou à frente do Botafogo, rival que também se tornou SAF e tem um projeto mais consolidado

Aliás, o clube de São Januário demonstrou um desempenho surpreendente. Tanto pela ofensividade em apenas 13 jogos na temporada, sendo a equipe participante do Carioca que mais finalizou e mais acertou no quesito. Outro ponto positivo vai para a competitividade.

Isso porque, o Vasco teve boas atuações nos clássicos e quebrou uma escrita de nove resultados consecutivos em clássicos. A propósito, com vitórias sobre o Botafogo e Flamengo.

No duelo com o arquirrival, a variação de estratégia de jogo de Barbieri chamou a atenção. Provando que a equipe tem capacidade de adaptar ao adversário. Mesmo na derrota para o Fluminense, a equipe foi superior a um adversário mais entrosado em diversos momentos. O Cruz-Maltino também se destacou na parte defensiva, inclusive, liderando tais quesitos.

Pontos negativos do Vasco

Obviamente por estar em um período de reestruturação, algumas fraquezas vão aparecer. O clube de São Januário acumulou alguns erros individuais cruciais. Dessa forma, que ocasionaram seis dos doze gols que a equipe sofreu no Carioca. Isso representa metade dos tentos sofridos.

O elenco também precisa ser qualificado. A comprovação veio nessa última semana quando o Vasco teve três compromissos decisivos em um intervalo de um mês. Barbieri chegou a analisar a possibilidade de poupar alguns jogadores. Contudo, não pôs em prática pela falta de opções no elenco.

Consequentemente, os atletas estavam cansados no último confronto e não tiveram o melhor desempenho. O comandante possui como opção apenas o veterano Nenê, o jovem Orellano que retornou de um processo de fortalecimento muscular e garotos revelados na base.

Além disso, sobre ao Cruz-Maltino a competitividade nos clássicos, mas faltou a eficiência. Em diversas situações a equipe teve a oportunidade de sair na frente do placar ou virar a partida. Contudo, não caprichou nas finalizações.

Fonte: Jogada 10