Política

Identidade Vasco lança candidato à presidência do Vasco em 2023

Lançada a candidatura de Pedro Strozenberg à presidência do CR Vasco da Gama: “Unir os vascaínos é a primeira tarefa”

Em reunião realizada nesta segunda-feira (20), o Grupo Identidade Vasco decidiu, por unanimidade, lançar o nome de Pedro Strozenberg para concorrer à presidência do Club de Regatas Vasco da Gama, em eleição que deverá acontecer em novembro deste ano. O candidato a 1º vice-presidente geral será Elói Ferreira.

Vascaíno “desde sempre”, sócio do Vasco há 39 anos, ex-conselheiro do Club e coordenador do Identidade Vasco a partir de 2018, Strozenberg propõe que a oposição se una em defesa do Club de Regatas Vasco da Gama.

“O Club está ameaçado de apagar sua história”, afirma. Para o candidato, a atual aliança que tomou o poder no Vasco tem um único programa: vender o que resta do Clube. “A aliança no poder prometeu ter todas as soluções para o clube, e no final a solução era vender o futebol. Poucos sócios têm dúvidas de que, qualquer um deles que vença as próximas eleições, facilmente irá vender o máximo possível do que resta do patrimônio, incluindo São Januário e a Sede Náutica da Lagoa”.

Pedro e seus companheiros do Identidade Vasco irão, a partir de agora, procurar outras forças que estejam no campo de defesa do Clube Associativo para construir uma grande aliança. Strozenberg explica as diretrizes iniciais:

“De início, nossa proposta tem apenas 5 pontos:

1º) preservar os 30% que nos restam do futebol do CRVG;

2º) exigir o cumprimento integral de todas as promessas feitas durante a venda do futebol: disputar títulos, estar entre os maiores orçamentos etc.;

3º) defender, diante da empresa majoritária que hoje controla o futebol, os direitos dos sócios estatutários e dos torcedores, além das tradições e compromissos do Clube. Não pode ser o Vasco, o verdadeiro clube do povo, a elitizar o acesso aos estádios cobrando fortunas pelo ingresso;

4º) dar ampla transparência e divulgar aos sócios e torcedores os itens do contrato de venda do futebol vascaíno que mostrem os reais compromissos e prazos que a 777 Carioca obrigatoriamente assumiu, além de revelar quanto se pagou de comissão (e a quem) pela venda do futebol vascaíno;

5º) além de preservar o patrimônio do Clube, vamos valorizá-lo. Tornando-os locais acolhedores das famílias vascaínas, em especial as novas gerações de vascaínas e vascaínos.

A estas cinco propostas iniciais vamos agregar muitas outras, tanto as vindas de alianças estabelecidas, quanto as oriundas diretamente dos torcedores e sócios que certamente contribuirão decisivamente com ideias novas.

Em breve iremos convocar uma plenária da campanha aberta a todos os vascaínos e vascaínas”, diz o candidato.

Quem é Pedro Strozenberg

Pedro Strozenberg é bacharel em direito e um dos mais respeitados especialistas em mediação comunitária do Brasil. Ex-diretor executivo do ISER (Instituto de Estudos da Religião), foi Ouvidor Geral da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (2016 a 2019) e atualmente é Ouvidor Geral da Fundação Renova e presidente do Conselho de Administração do Viva Rio. Reconhecido pela capacidade de agregar e dialogar, mesmo com adversários, o candidato a presidente ressalta a importância de unir todos os vascaínos que defendem o clube associativo: “rejeitamos qualquer forma de exclusivismo. A unidade é fundamental pois a atual aliança no poder fará de tudo para que os vascaínos não tenham acesso às informações sobre a venda do futebol. Claramente eles não têm qualquer moral ou peso para cobrar nada da 777 Carioca. Transparência, diálogo e defesa da institucionalidade serão temas centrais na agenda vascaína em 2023”, garante Strozenberg.

Fonte: Facebook Identidade Vasco