Futebol

Vasco da Gama e Tupi de Juiz de Fora: 81 anos de amizade

\"1932


Tupi e Vasco se enfrentam neste sábado, 11, em partida amistosa que será realizada às 16h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Os alvinegros realizam a preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro. O Carijó vai disputar a Série D, enquanto a equipe carioca jogará a Série A. Os dois clubes, ambos centenários, guardam vínculos históricos e já protagonizaram até final de campeonato comemorativo pelo aniversário de Juiz de Fora. Neste sábado, as torcidas das duas equipes terão a oportunidade de conferir mais um capítulo desta história, iniciada muitos anos atrás.

Na década de 30

\"1942


Há 81 anos, em 1932, o Tupi inaugurou o Estádio Salles Oliveira. Naquele mesmo ano, o Vasco homenageou o clube juiz-forano com uma placa com os seguintes dizeres (foto acima): “Ao Tupi Football Club ao inaugurar sua praça de desportos, os votos de prosperidade do Club de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro”. Em 1942, o Carijó foi agraciado novamente. Naquela oportunidade, também realizou-se um jogo entre as duas equipes, mas não há registro do placar da partida. A placa, no entanto, ficou eternizada (foto ao lado): “Ao Tupi F.C. símbolo de glórias esportivas de Juiz de Fora, o C.R. Vasco da Gama na gestão de Cyro Aranha”. As duas homenagens podem ser vistas no Estádio Salles Oliveira, ao lado da imagem de Santa Terezinha.

Surgia Romário

Ocorreram outras partidas entre as duas equipes, mas uma delas foi especial. Em 1986, Tupi e Vasco protagonizaram um jogo que lotou o Estádio Procópio Teixeira. O Carijó enfrentou o Vasco, de Roberto Dinamite, na decisão da Taça Juiz de Fora, competição comemorativa pelo aniversário da cidade. Na decisão, o Bacalhau saiu na frente, mas o Galo conseguiu o empate. O jogo seguiu equilibrado até o final do segundo tempo, quando brilhou a estrela de um baixinho que ainda daria muito o que falar: Romário. O jogador marcou três gols em sequência e a partida terminou 4 a 1 para o Vasco. Posteriormente, em 2006, o Baixinho chegou a vestir a camisa do Tupi e treinou com a equipe, mas acabou impedido de jogar pelo Carijó.

Fonte: Site Oficial do Tupi-MG