Vasco acaba com jejum e de virada goleia o Furacão
Precisando da vitória para dar motivação ao time que está em má fase no Brasileirão, o Atlético Paranaense perdeu pela primeira vez para o Vasco na Kyocera Arena, e de virada, por 4 a 2, na estréia dos times na Copa Sul-americana. Com o resultado os cariocas, que atuaram com time misto, ganham também uma boa vantagem para segunda partida.
A partida começou com os times se estudando, sem arriscar nenhum ataque e truncando as ações no meio-campo, até mesmo com algumas pegadas mais fortes. Apenas aos oito minutos a primeira boa jogada do Furacão. Netinho recebeu na área e bateu a queima-roupa para boa defesa de Silvio Luiz. Após a cobrança de escanteio, Marcelo cabeceou e novamente o goleiro vascaíno fez boa defesa.
O Rubro-Negro aos poucos dominava a posse de bola. Aos 14 minutos, Netinho cobrou falta na área, mas ninguém conseguiu desviar. O clima da partida era pesado, com algumas faltas mais fortes. Mas aos 23 minutos, Dinei arriscou da entrada da área, Silvio Luiz não achou nada e a bola entrou no fundo do gol. Depois de mais uma série de discussões, os times voltaram a mostrar um pouco de futebol.
O time carioca chegou ao empate aos 32 minutos, em um contra-ataque rápido. Amaral encontrou Rubens Júnior entrando em velocidade e o lateral tocou na saída do goleiro. A virada veio aos 38 minutos, com Abuda, que recebeu em velocidade e tocou para o fundo das redes. Mesmo sem arrematar muito para o gol, os vascaínos mostraram melhor aproveitamento na primeira etapa.
No segundo tempo, o time rubro-negro partiu para o ataque empurrado pela torcida. Aos três minutos, Edno penetrou na área e arriscou o chute cruzado, mas alto demais. A resposta veio aos seis minutos, com um chute cruzado de Abuda, que passou à esquerda de Viáfara. Ansioso, o Furacão errava alguns passes importantes.
Abuda era a melhor opção de ataque dos cariocas e aos 15 minutos, o atacante girou duas vezes dentro da área e foi travado pela zaga. Mas aos 20 minutos, mesmo com um grande corte no supercílio e sangrando, Andrade ficou em campo para cobrar falta no cantinho e ampliar o placar. O time da casa tentou responder com um chute de Marcelo, mas a bola saiu sem direção.
Aos 29 minutos, Andrade cobrou falta e a bola acertou o travessão depois de encobrir o goleiro Viafara. O Atlético chegou bem aos 32 minutos, mas Silvio Luiz fez grande defesa após chute de Marcelo. E o aproveitamento do Vasco se mostrou ainda melhor aos 35 minutos. Conca chutou de longe e marcou um belo gol, para revolta da torcida atleticana. Aos 42 minutos, Ramón cobrou falta, Silvio Luiz espalmou e Alan Bahia tocou para as redes para descontar.
Os dois times voltam a se encontrar pela Copa Sul-americana no dia 12 de setembro, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Antes, o Atlético Paranaense enfrenta o Figueirense, sábado, na Kyocera Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Vasco da Gama recebe o América-RN.