Futebol

Vascaínos pedem que clube não dispute mais o Campeonato Carioca com titulare

A torcida vascaina em sua maior comunidade do ORKUT decidiu se mobilizar e pedir ao clube para abrir mão de disputar qualquer campeonato organizado pela Ferj com sua equipe principal devido ao fato de o Vasco ser bastante prejudicado pelos \"erros\" de arbitragem e pela falta de critérios nos julgamentos que envolvem o clube.

Uma carta foi escrita pelos torcedores que a encaminharam para o clube. A campanha \"Assina Roberto\" pede para que os torcedores que não aguentam mais a perseguição sofrida pelo Vasco enviem a carta para o site do clube a fim de que o presidente do clube a assine.

Em 1924, o Vasco desfiliou-se da AMEA, entidade eqyuivalente a FERJ na época, em razão das perseguições sofridas pelo clube que chegaram ao ponto de exigirem que o Vasco banisse de seu elenco 12 atletas negros e de origens pobres. Na ocasião, O ato vascaíno foi fundamental para a moralização do esporte no Rio e no Brasil com a quebra de preconceitos que vigoravam naquela entidade.

Quem sabe esta iniciativa não se torne um marco na história do futebol do Rio, marcado pelo descrédito dos dirigentes que comandam o futebol no estado.

Confira a Carta sugerida pela torcida do Vasco.

Até o momento, não se tem notícia de que o presidente do Vasco,Roberto Dinamite, vá atender ao pedido da torcida.

\"Rio de Janeiro, 12 de Abril de 2010. Ofício nr. xxx

Exmo. Sr. Dr. Rubens Lopes Presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - FERJ

Os constantes erros de arbitragem aliados à ausência de critérios nos julgamentos que envolvem o Clube de Regatas Vasco da Gama realizados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, configuram um total desrespeito não apenas com o clube, mas com os mais de 15 milhões de seus torcedores espalhados pelo Brasil. Tal situação coloca o Vasco da Gama em situação de inferioridade nos campeonatos organizados pela Federação que o Sr. dirige, ferindo o princípio básico da esportividade, que preconiza a igualdade de condições em qualquer disputa.

Infelizmente o estatuto da Fifa coloca os clubes à mercê das Federações, e romper com a FERJ representaria uma severa punição ao Vasco da Gama, podendo o clube até mesmo ser banido das competições nacionais e internacionais.

Sendo assim, não nos resta outra atitude senão abrir mão de disputar qualquer campeonato organizado pela FERJ com nossa equipe principal. A partir desta data o Club de Regatas Vasco da Gama se fará representar por jogadores de suas categorias de base, utilizando o período destinado ao Campeonato Estadual para preparar a equipe principal para disputas em âmbito nacional e internacional.

Acreditamos ser esta a melhor forma de protestar e mostrar a todo o mundo do futebol que não concordamos com o jogo político de interesses que assola essa Federação. A torcida do Vasco sempre esteve ao lado do clube e certamente compreenderá esta decisão.

Esperamos que o impacto negativo de ter o clube com a segunda maior torcida do estado e a quarta maior do país, relegando a este campeonato tendencioso e de cartas marcadas a mais baixa importância faça a FERJ rever seus conceitos, punir a quem de direito e reestabelecer a igualdade de critérios e de condições de disputa.

(nome do mandatário do CRVG)
Presidente


Link para o envio da Carta - http://www.crvascodagama.com/index.php/fale_conosco

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=603745&tid=5458955015865056492&na=1&nst=1

Fonte: SUPERVASCO.COM