Futebol

Vascaínos destacam 2011 histórico com qualquer resultado domingo

No próximo domingo, em caso de vitória sobre o Flamengo e derrota do Corinthians para o Palmeiras, o Vasco pode conquistar o Campeonato Brasileiro. Antes disso, na quarta-feira, o time joga por uma vitória simples sobre o Universidad de Chile pela Copa Sul-Americana para chegar à final da competição. Apesar da enorme expectativa para a semana decisiva, jogadores, dirigentes e comissão técnica \"minimizam\" as disputas por títulos e garantem que, independente do destino do times nestas duas decisões, o ano de 2011 já entrou para a história do cruzmaltino.

Após um incômodo jejum de oitos anos sem conquistas, um rebaixamento em 2009 e um início desastroso na atual temporada, os vascaínos chegaram ao título da Copa do Brasil, garantiram vaga na Taça Libertadores de 2012 e celebraram aquele que é considerado por quase todos dentro do clube o maior triunfo do ano: a vitória do técnico Ricardo Gomes na luta pela vida após sofrer um AVC hemorrágico em agosto. Por tudo isso e sem motivos para que se fale o contrário , os vascaínos garantem ter motivos de sobra para comemorar.

\"Independente do que venha a acontecer nestas duas partidas decisivas que teremos, este ano de 2011 já entrou para a história do Vasco. É claro que vamos fazer o nosso e lutar até o fim para ganhar o Brasileiro e a Sul-Americana, mas temos consciência que já marcamos nosso nome por tudo que passamos. E essa motivação vem do prazer de proporcionar grandes emoções ao torcedor. Temos vivido isso de maneira muito intensa neste ano. Nem mesmo o cansaço do fim de temporada nos abala agora, transformamos isso em força e vai ser assim até o fim\", analisou o técnico Cristóvão Borges, sem esconder a emoção de falar sobre o assunto.

\"Nossa missão este ano vai muito além destes dois títulos que estamos disputando. Estamos fazendo história e cumprindo o objetivo de marcar nossos nomes na história do Vasco. Se os campeonatos acabassem hoje, já estaríamos de parabéns. O acidente com o Ricardo não foi a única motivação, mas se tornou a principal, além da retribuição ao carinho dessa torcida. Por tudo que passamos e vencemos, o saldo é positivo\", completou o atacante Alecsandro, que fez o primeiro gol e deu o passe para o segundo na vitória do último domingo, sobre o Fluminense, por 2 a 1.

Apontado por muitos com um dos grandes responsáveis do sucesso do Vasco nas últimas temporadas, o diretor executivo de futebol do clube, Rodrigo Caetano, celebrou o sucesso do planejamento e disse que a situação atual foi planejada em 2009, quando iniciou o trabalho no cruzmaltino.

\"Temos alguns ingredientes especiais que tornam a temporada ainda mais inesquecível, mas vale ressaltar o planejamento desse trabalho, que começou lá em 2009. Em primeiro lugar, queríamos devolver o Vasco à primeira divisão. Em segundo, retomar a formação de times competitivos. Por fim, estabelecemos que ganharíamos um grande título em 2011 e voltaríamos a disputar a Libertadores em 2012. Tudo está saindo como planejado, e eu só posso agradecer\", encerrou Caetano.

Fonte: UOL Esporte