Vanderlei Luxemburgo foi estagiário de Antônio Lopes no Vasco
O técnico Antônio Lopes iniciou a sua carreira de treinador no fim da década de 70, início dos anos 80. Na época, após ser preparador físico em algumas equipes, teve uma oportunidade para comandar o Olaria, em 1980. E foi lá, na Rua Bariri, que o atual comandante vascaíno conheceu Vanderlei Luxemburgo, que havia acabado de encerrar a carreira como jogador profissional e queria uma chance para iniciar a sua vida como treinador de futebol. E o delegado não pensou duas vezes em ajudar Luxa, hoje no Palmeiras.
- Ele realmente trabalhou comigo, foi meu estagiário, e depois foi meu auxiliar no América. A história é curiosa. Ele foi contratado para atuar no Olaria, mas ele tinha um problema no joelho, pois tinha sido submetido a uma cirurgia. Ele foi lá para jogar, mas não conseguiu porque teve uma recuperação complicada. Ele parou de jogar e me pediu uma chance porque o futebol era a sua vida - conta o treinador do Vasco.
Amigos, Lopes conta que fala com Luxemburgo constantemente por telefone e que suas famílias se reuniam quase sempre para almoçar ou jantar. No entanto, o futebol e as constantes trocas de clubes acabaram afastando os dois profissionais. O treinador vascaíno, no entanto, nutre uma grande simpatia pelo comandante do rival do próximo domingo, em São Januário.
- Ele é meu amigo. A gente está sempre se falando. Na época do Olaria, as nossas famílias estavam sempre juntas e se davam muito bem. Perdemos um pouco contato, mas nos falamos sempre.
Além de trabalharem no Olaria e no América, em 1981, Lopes e Luxemburgo chegaram a trabalhar juntos no Vasco, em 1982. No entanto, Luxa acabou saindo logo depois para iniciar a sua carreira como treinador no Campo Grande.
- Ele trabalhou comigo no Olaria, no América e depois aqui mesmo no Vasco, tudo isso como meu auxiliar. Talvez, ele seja o melhor treinador do futebol brasileiro. Ele e o Parreira são os melhores - elogia Lopes.
Mostrando orgulho ao falar do pupilo, Lopes afirmou que a competência de Vanderlei o colocou no grupo dos melhores treinadores do país.
- Ele tem mostrado qualidade por onde tem passado, conquistando grandes títulos. Ninguém pode contestar. O Vanderlei merece o respeito de todo mundo pelo profissional e pelo amigo que ele é. Não me sinto responsável pelo seu sucesso. Se ele não tivesse competência, ele não chegaria onde chegou
Mais lidas
- 0 Bilionário grego é o principal interessado na compra da SAF, diz RTI Esporte TOP
- 0 Felipe deverá surpreender na escalação do Vasco contra o Atlético-GO TOP
- 0 Alexandre Mattos explica cláusula polêmica na negociação de João Victor TOP
- 0 Pedrosa: Os dois treinadores que o Vasco realmente fez contato TOP
- 1 A prioridade do Vasco na busca por um novo técnico TOP
- 0 Felipe Silva sobre Luís Castro: 'Agrada muito ao presidente Pedrinho' TOP
- 0 Cuiabá, que enfrenta o Vasco na última rodada do Brasileiro, está rebaixado TOP
- 0 Empresário de Isidro Pitta comenta sondagem do Vasco; vídeo TOP
- 0 Vasco enfrentará dois adversários rebaixados matematicamente
- 0 Cuiabá deve começar a ouvir propostas por Isidro Pitta após o Brasileiro