Valentim entra no ranking dos melhores treinadores na opinião dos jogadores
Em 2018, o Pesquisão do UOL chega a sua sétima edição. No levantamento, a reportagem consultou jogadores que disputaram a Série A do Campeonato Brasileironeste ano. Foram 106 atletas ouvidos dos seguintes clubes: Atlético-MG, Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Inter, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Eles responderam, de forma anônima, a 21 questões sobre temas variados.
Além de assuntos de âmbito esportivo, os jogadores da elite do país opinaram sobre questões como televisão, hábitos sociais e também influência da política brasileira no esporte. O levantamento não teve caráter estatístico e diz respeito apenas ao universo pesquisado. Os números, em percentual, não foram arredondados e, por decisão editorial, apenas a primeira casa decimal foi divulgada.
Felipão e Renato Gaúcho foram eleitos os melhores treinadores de 2018. Os técnicos do Palmeiras e Grêmio empataram com 19,8% dos votos do Pesquisão UOL.
A campanha de Felipão que levou o time do Palmeiras ao deca do Brasileirão e a regularidade do Grêmio, que chegou à semifinal da Libertadores e terminou o nacional entre os quatro primeiros deixaram os dois treinadores empatados na liderança.
Lisca, que livrou o Ceará do rebaixamento ficou com a segunda colocação: 12,2%. Mano Menezes e Odair Hellmann fecharam o pódio.
Quem também foi lembrado na pesquisa foi Rogério Ceni, campeão da Série B com o Fortaleza. O técnico da seleção brasileira Tite ficou na 7ª colocação.
O ranking:
1º Felipão e Renato Gaúcho: 19,8%
2º Lisca: 12,2%
3º Mano Menezes e Odair Hellmann: 7,5%
4º Cuca, Dorival Júnior e Tiago Nunes: 4,7%
5º Abel Braga: 3,7%
6º Alberto Valentim e Fábio Carille: 2,8%
7º Tite e Thiago Larghi: 1,8%
8º Diego Aguirre, Pep Guardiola, Rogério Ceni e Zé Ricardo: 0,9%
Abstenções: 1,8
Fonte: UOL Esporte