Valdiran: pedalada infalível
O que pode chamar mais a atenção na performance de um atacante do que cinco gols marcados em três partidas? Embora ostente números de artilheiro de fazer inveja a seu companheiro Romário, Valdiram tem encantado os vascaínos principalmente pela facilidade com que deixa zagueiros para trás.
Segundo levantamento do LANCE!, com base em números do site Footstats, Valdiram acerta 82% dos dribles que arrisca - ou seja, quase nunca os zagueiros se dão bem quando o têm pela frente. Outros notórios dribladores foram comparados a Valdiram e foram deixados para trás (veja quadro).
Mesmo um pouco tímido com o assédio cada vez maior da imprensa, Valdiram não fez segredo nem teve falsa humildade ao dar a receita para sua infalível pedalada.
- Quando eu domino a bola, normalmente o zagueiro fica parado na frente. Aí, eu passo um pé por cima da bola, e quando ele pensa que eu vou passar o segundo, já dou um tapa nela. Aí, na arrancada, fica difícil de alguém chegar na minha frente - contou.
Natural de Canhotinho (PE), Valdiram, 23 anos, diz que dribla para a esquerda e para a direita com a mesma naturalidade. O estilo \"ensaboado\", porém, volta e meia traz problemas ao camisa 7. Na quartafeira, contra o Nova Iguaçu, o zagueiro Luiz Fernando, irritado por Valdiram ter tentado um chapéu, ameaçou partir para a agressão.
- Ele falou que ia me tirar do jogo. Mas conversamos e ficou tranqüilo. É normal, em todo lugar em que joguei isso aconteceu - revelou.
Depois de pedalar nas \"ciclovias\" do Almeidão, de São Januário e de Édson Passos, Valdiram terá, no domingo, a oportunidade de driblar no mais famoso palco do futebol.
- Nunca joguei no Maracanã, estou ansioso por ouvir mais de 50 mil gritando meu nome - disse.