Conjunto do Vasco é superior ao do Fluminense
Se a temporada do Vasco ainda não empolgou a torcida, certamente não é por causa de seu ataque. Em todas as partidas do ano, os cruzmaltinos não saíram de uma sem marcar pelo menos uma vez. Além disso, o time tem a melhor média de gols entre os grandes do estado.
Em nove partidas oficiais até agora (entre Estadual do Rio e Copa do Brasil) o Gigante da Colina já marcou 24 vezes. Com isso, a média de gols da equipe é de 2,66 tentos por partida.
Em comparação aos outros clubes tradicionais do Rio de Janeiro, a equipe de São Januário leva vantagem. O Botafogo, campeão da Taça Guanabara, tem média de 2,33 gols por jogo, assim como o Fluminense. Já a do Flamengo é de apenas 2.
O Vasco ainda é o único dos quatro grandes que não saiu de nenhuma partida sem marcar gol. Além disso, em 2006, em apenas três jogos o time saiu de campo tendo marcado apenas uma vez (América-RJ, Friburguense e Botafogo-PB).
O bom desempenho do ataque cruzmaltino também é visto nos números de seus atacantes. Valdiram e Romário, atual dupla de ataque titular, vêm fazendo muitos gols e a média de ambos supera um gol por partida.
Com nove gols em oito jogos oficiais na atual temporada, o Baixinho tem média de 1,125 gols por partida. Já Valdiram, que chegou ao clube mais recentemente, marcou cinco vezes em quatro jogos e tem média de 1,25.
Apesar dos bons números de seu ataque, o Vasco vem fazendo uma temporada abaixo das expectativas, devido aos erros da defesa. Apesar de ter marcado nos nove jogos, o time só não sofreu gols em um. A média de gols sofridos (15 no total) é de 1,66 por partida.
Com isso, o Gigante da Colina só conseguiu vencer quatro das nove partidas, empatando outras três e perdendo duas. A equipe de São Januário ainda foi eliminada da Taça Guanabara sem nem conseguir classificação para a semifinal.
EM SP, NINGUÉM SUPERA VASCO
A média do Vasco não é maior apenas que a dos outros clubes tradicionais do Rio. Em comparação aos quatro grandes de São Paulo, os vascaínos também levam vantagem. Os paulistas, no entanto, já disputaram mais partidas.
Em jogos oficiais em 2006, seja pelo Paulistão, Copa do Brasil ou Libertadores, os dois times que tem a melhor média paulista são o Corinthians e o São Paulo, ambos marcando 2,61 gols por jogo. As duas equipes participaram de 13 partidas.
Com 14 jogos disputados, O Palmeiras tem 2,28 de média de gols. Já o Santos tem apenas 1,71.