Clube

Torcedores do Vasco buscam ingressos na porta de São Januário

Nesta terça-feira, dezenas de vascaínos foram à porta de São Januário atrás de informações sobre a venda de ingressos. Mas eles já estavam esgotados. As bilheterias na Colina sequer abriram, frustrando torcedores e cambistas. A polícia militar foi ao local para evitar maiores tumultos. Quem não é sócio não teve a chance de comprar um lugar na partida.

Mesmo os associados de categorias mais baratas enfrentam dificuldades. O programa de sócios do Vasco possui sete grupos diferentes de sócios, com os que pagam mais caro com prioridade na compra de ingressos em relação aos demais. Para o jogo contra o Sampaio Corrêa, somente sócios das três categorias mais caras tiveram a chance de comprar. As outras quatro ficaram pelo caminho.

A relação entre demanda e capacidade de São Januário explica o problema: nas últimas partidas, a quantidade de torcedores que acessaram o sistema de compras atrás de ingressos foi quatro vezes maior do que os 22 mil lugares presentes na Colina.

Além disso, cada sócio tem direito a quatro convidados. A grosso modo, se todos os sócios resolverem comprar ingressos para si e os quatro convidados possíveis, apenas os quatro mil primeiros na fila seriam capazes de esgotar todos os ingressos disponíveis na Colina.

A grande demanda, constante durante toda a temporada, aumenta a necessidade de o Vasco ampliar São Januário e também mandar algumas partidas no Maracanã. A 777 Partners, dona de 70% das ações da SAF vascaína, tentará assumir a gestão do estádio estadual.

Existe um projeto para a ampliação de São Januário para 45 mil lugares, mas clube e 777 Partners ainda buscam investidores. Uma alternativa é a aumento da área construível de São Januário, por parte da Prefeitura. A partir daí, o clube venderia esse direito para terceiros e arrecadaria fundos para bancar a reforma. Entretanto, o assunto só deve avançar depois das eleições.

Mais uma vez a torcida do Vasco esgotou a carga de 21 mil ingressos para uma partida do time na Série B. O jogo contra o Sampaio Corrêa, quinta-feira, pode confirmar o retorno à primeira divisão. Em meio às boas notícias, a quantidade de torcedores que tentaram, mas não conseguiram entradas para os jogos em São Januário é um problema para a SAF tentar resolver.

Fonte: Agência O Globo