Futebol

Torcedor carioca espera o brilho de atletas veteranos

O Campeonato Brasileiro chega à décima rodada na próxima quarta-feira (31/07), e até então, alguns dos principais destaques da competição, tem apresentado algo em comum, a idade considerada elevada. Das equipes que estão no G4, só o líder Cruzeiro não possui um jogador com 34 anos ou mais, comandando o time.

O Internacional é o segundo colocado, e muito se deve ao bom futebol reencontrado pelo uruguaio Diego Forlán, que aos 34 anos é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols marcados. O Botafogo tem um camisa 10 diferente, que mesmo aos 37 anos corre como um garoto. E comanda o time para as vitórias, assim como fez no Campeonato Carioca, em que o Alvinegro venceu os dois turnos e conquistou o troféu de forma antecipada. O holandês marcou três gols neste Brasileirão. Em seguida, fechando o G4 está o Coritiba, sob o comando do ídolo Alex, de 35 anos, que já marcou cinco gols no campeonato.

Na sétima posição, o Grêmio conta com a disposição e categoria de Zé Roberto, que mesmo aos 39 anos vem sendo o principal jogador do time, e marcou dois gols na competição. O Vasco já é o oitavo colocado, algo difícil de imaginar antes da chegada de Juninho Pernambucano. Quando o “Reizinho” anunciou seu retorno a Colina, a equipe estava na zona de rebaixamento. Com duas partidas disputadas, sendo o principal jogador do time em ambas, o jogador marcou dois gols e ajudou sua equipe a conseguir duas vitórias e pegar um “elevador” na tabela.

Quatro times que brigam para fugir do rebaixamento também possuem veteranos importantes, e contam com eles para escapar da incômoda posição. No Flamengo, 15º colocado, o capitão Leonardo Moura, jogou todas as partidas do time no Brasileirão mesmo aos 34 anos. Léo foi titular em todos os jogos e em apenas uma oportunidade foi substituído. Já o Atlético Parananese conta com Paulo Baier, de 38 anos. Tudo bem que o jogador não é mais titular absoluto, e reveza algumas partidas entre o time titular e outras no banco de reservas. Começou entre os onze nos últimos três jogos, e na oitava rodada, contra o Corinthians foi considerado o grande destaque do jogo. Acostumado aos gols, marcou apenas um nesta competição, mas continua liderando o time dentro de campo.

Dois veteranos que mesmo titulares de suas equipes, continuam em baixa. Um deles é o Luso-Brasileiro Deco, que aos 35 anos, não tem conseguido fazer uma boa temporada pelo Fluminense. Jogou apenas 12 vezes no ano, quatro pelo brasileiro, e passou em branco até então. Deco fará 36 anos em agosto, e não deve ter seu contrato com o Fluminense, que termina em dezembro, renovado. Para finalizar, temos Rogério Ceni, do São Paulo, que aos 40 anos tem feito uma temporada bem abaixo de seus últimos anos. Segue como ídolo e titular absoluto do Tricolor paulista, mas talvez nunca tenha encarado uma fase tão ruim na equipe. Ceni sofreu 14 gols em 10 jogos neste Brasileiro, e vê seu time na 18ª colocação, uma abaixo do Tricolor Carioca.

Fonte: Super Rádio Tupi