Titi comemora boa fase e entrosamento no Vasco
O zagueiro Titi só tem motivos para comemorar. Desde que chegou ao Vasco, este gaúcho de 20 anos, nascido em Pelotas, ganhou o duelo com Gian Mariano e hoje é titular absoluto da defesa menos vazada da Taça Guanabara. Em sete jogos disputados, o clube sofreu apenas quatro gols. E um dos motivos do sucesso do setor é a sintonia entre Fernando e Titi.
\"Já conhecia o Fernando de outros clubes. Ele é muito experiente e rodado, além de ser uma boa pessoa. Ele entra com a experiência e eu com a minha vontade e juventude\", destaca o zagueiro, que não poupa elogios a outros companheiros. \"Até o Pimpão e o Carlos Alberto estão marcando forte no ataque, o que facilita para todo mundo\", disse.
Titi tem mesmo razão. A diferença tática e de disposição da equipe de hoje em relação à da temporada passada pode ser comprovada pelos números. No Campeonato Brasileiro de 2008, a defesa vascaína parecia uma peneira. Em 38 jogos, sofreu 72 gols, média de 1,89 gol por jogo. Já na Taça Guanabara a média é pelos menos três vezes menor, 0,57 por jogo.
Mas foram a grande reformulação no elenco e e a dedicação do grupo os fatores decisivos para o bom rendimento demonstrado na primeira competição do ano. Com a chegada do técnico Dorival Júnior mudou não só o esquema tático, o 3-5-2 ficou de lado e o 4-4-2 efetivado, como a atitude do grupo, como garante o zagueiro Titi. \"Todos tentam se ajudar e não falta vontade em nenhum momento\", ressalta.
Além isso, na nova formação tática, os volantes Amaral e Nilton têm se destacado ao dar maior segurança ao setor. \"O Amaral e o Nilton têm nos ajudado muito na defesa, o que tem facilitado o trabalho de todos\", reconhece Titi.
Outra coisa que tem colaborado muito com o ex-jogador colorado é o seu entrosamento com o lateral-esquerdo Ramon. \"Jogamos juntos cinco anos na base do Internacional. Eu conheço bem o estilo dele e ele o meu, o que nos ajuda a fechar o setor esquerdo\", diz.
Mesmo fora das semifinais da Taça Guanabara, caso não ocorra uma reviravolta jurídica, o jovem zagueiro Titi não esconde a alegria de jogar no Vasco. \"Estou muito feliz de estar aqui e sinto que este grupo pode ir longe\", afirmou.