Futebol

Tita, sobre a defesa: "Estamos mais compactos"

Quarta pior defesa do Brasileirão, com 40 gols sofridos, o Vasco vive uma fase de expectativa. A dúvida do torcedor é no que acreditar: no setor defensivo que sofreu 39 gols em 19 rodadas do primeiro turno ou no que ajuda a manter a invencibilidade da equipe no returno, com apenas um gol contra em três partidas?

Para o treinador Tita, o vascaíno pode começar a acreditar que a segunda opção é a mais verdadeira, e mostra embasamento tático para provar isso.

- A gente buscou agrupar a equipe. Nesses jogos que realizamos procurei jogar por zona. O time estava acostumado a cada quem marcar cada quem. Como o time estava muito espaçado, criava muitos problemas para a defesa. Havia muita reclamação, diziam que fulano não joga nada, beltrano não serve, e agora estamos vendo que não é bem por aí.

O comandante reforça que a diminuição na média dos gols sofridos deve-se a uma mudança de posicionamento e de conceito dentro de campo.

- Conseguimos deixar o time mais compacto e marcar por zona, sem essa de acompanhar. Muitas vezes a bola está pela esquerda e o cara que você tem que marcar está lá do outro lado. Então, não adianta você ir lá atrás dele se o perigo está aqui. Diminuímos essa situação e estamos tendo resultado. O jogo do Vitória foi 5 a 0, mas ali eu ainda não tinha tido tempo para trabalhar.

Sereno, Tita pede paciência ao torcedor e aposta que aos poucos o time do Vasco se tornará mais homogêneo e, conseqüentemente, mais forte.

- Ao mesmo tempo em que compactamos a equipe para não sofrer gols, há a dificuldade para chegar na frente. Mas isso vai ser equilibrado. Não dá pra ter aquela varinha que a gente bate e tudo se resolve. Isso é impossível. Vamos trabalhar para isso.

Com 26 pontos, o Vasco é o 14º colocado no Brasileirão, e enfrenta o Grêmio no próximo domingo, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre.

Fonte: ge