Clube

Tita agradece indicação de Luso a Dinamite para ser o técnico do Vasco

O vice-presidente Luso Soares da Costa afirma que foi o responsável pela indicação de Tita, que foi anunciado oficialmente pelo presidente Roberto Dinamite como o novo técnico do Vasco, em substituição a Antônio Lopes, no dia 7 de agosto, dia seguinte da derrota por 2 a 0 para o Coritiba, em São Januário, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Uma referência a Tita, a minha opinião sobre Tita e Roberto. Quando acabou o jogo com o Coritiba - e foi um momento muito triste -, o Roberto saiu da Tribuna [de Honra], fez um sinal para eu acompanhar e fomos para o salão. Ele se abriu comigo \"Olha, infelizmente a situação ficou insustentável para o Lopes, que é uma pessoa séria. Mas é insustentável\". Eu disse \"Pois é. E agora?\". Por que eu conto isso? Porque algumas pessoas dizem \"Bom, o Roberto o escolheu por amizade\". Em primeiro lugar, precisam entender quem é o Roberto. O Roberto é uma pessoa muito tranqüila. Muito conta a sua responsabilidade como o presidente do clube. Ele me perguntou o que eu achava. O nome que escolhi... Escolhi não, que sugeri para ele, foi o Tita. Ele sorriu, porque é amigo. É claro que ele ficou feliz e ligou naquela hora. Vou dizer por que escolhi o Tita. Escolhi não, por que sugeri o Tita, sem o conhecer pessoalmente. Porque tenho mais de 50 anos de vida de futebol. Posso dizer que não importa se tenho curso superior de administração e engenharia. Não importa. A vida ensina mais do que isso. Tenho curso superior de gestão esportiva. Mas não é por aí. Se aprendi alguma coisa sobre o futebol, aprendi vendo alguém que tinha curso ginasial somente. Mas tinha vida e uma perspicácia, uma capacidade de observação extraordinária. Flávio Costa. Assisti muitos treinamentos ao lado de Flávio Costa. Assisti jogos vendo as instruções dele. Não para ser técnico, porque eu era observador também. Vi tanta coisa inteligente nas observações, a profundidade como ele via. A minha preocupação sempre... Não quero estrelas, na minha opinião. É preciso pessoas com caráter, sem esquemas e estudiosas. Eu via de fora que o Tita era assim para mim. Fico muito feliz e eu via feliz a expressão no Roberto. Foi o convite que fez naquela hora. Depois chegaram o Neca [Manuel Fontes, vice-presidente de futebol] e o [José Hamilton] Mandarino [segundo vice-presidente]. Todos concordaram. Digo isso porque alguns falam \"Mas por que o Tita? Por que não aquela estrela ou uma outra estrela?\". Eu disse \"Porque eu me incomodo com estrelas. Quero alguém que tem uma estrela interior\". Capacidade de produzir e vir a ser muita coisa, como o Tita já está demonstrando. Qualquer um que entenda um pouquinho de futebol... Na primeira meia hora do Vasco contra o Botafogo, o Vasco estava compacto e o Botafogo do meio-campo para a frente não sabia exatamente para quem, onde colocar a bola, porque não tinha, o esquema estava seguro. Infelizmente, tivemos uma contusão. Mexeu um pouco com o time, mas o que interessa é como o time foi colocado em campo. Perfeito, sólido. É isso que eu esperava. Fico muito feliz por dizer isso. A alegria do Roberto eu compartilho, e de todos. Isso é homenagem para que saibam que Roberto é criterioso e tem a responsabilidade de presidente. Fico muito feliz com o Tita. Muito obrigado", disse no programa "Só dá Vasco", veiculado na Rádio Bandeirantes.

O treinador agradece a oportunidade.

"Que legal. É uma situação de carinho, do que veio do coração. Quero agradecer ao Seu Luso essa oportunidade. Me sinto muito honrado porque é algo especial".

"Na verdade, eu não esperava mesmo. Espero poder encher de orgulho todos os vascaínos e essa confiança que o Seu Luso, junto com o Roberto, depositou comigo. Eu realmente estou de coração aberto. O meu desejo, essa oportunidade é de ouro, para nós da comissão técnica. A gente já dirigiu algumas equipes, mas em um Campeonato Brasileiro, um campeonato de tanta visibilidade, tantos grandes treinadores, é realmente uma oportunidade de ouro. Espero justamente, com honestidade, trabalho e transparência, poder fazer esse trabalho e colocar o Vasco aonde ele merece".

O técnico rejeita ser indicado como o responsável pelas três vitórias e um empate nas últimas quatro partidas, e credita a subida de produção aos jogadores.

"Não vou aceitar essa situação. São dos atletas. Os atletas é que têm entendido que precisavam mudar de postura, que é uma oportunidade de ouro para todos. E principalmente, eles não mereciam aquela situação que estavam vivendo. Realmente, o vestiário, depois daquele jogo contra o Vitória, foi algo muito triste de ver atletas com aquelas condições, aquele gabarito, vestindo a camisa do Vasco, naquele estado. Realmente houve uma mudança de atitude dos atletas. Tenho certeza absoluta que todo esse carinho e essa homenagem acho que deve ser dirigida aos atletas, porque eles conseguiram mudar essa atitude e o Vasco conseguiu esse resultado. A cada dia a gente tem visto os torcedores que têm acompanhado, o que sempre coloco para eles. A gente pode ganhar, perder ou empatar. Isso faz parte do futebol. Mas nunca deixar de lutar. Essas últimas partidas, os atletas têm procurado lutar e têm conseguido o objetivo, que é justamente ganhar os jogos".

Fonte: Vasco Expresso