Futebol

Tiago era pegador de pênalti na Portuguesa e admira Taffarel e Dida

Tiago surpreendeu a todos neste sábado com um bom aproveitamento nos pênaltis. Mas não cobrando com perfeição as suas quatro cobranças. Mas também defendendo. O goleiro pegou os chutes de Leandro Bomfim, Jorge Luiz, Eduardo e Jonílson. Morais e Pablo ainda chutaram para fora.

O camisa 1 tem um bom retrospecto nas penalidades. No ano passado, pela Portuguesa, ele defendeu seis penalidades durante a temporada. Duas importantes na campanha da Lusa na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Remo e o Gama.

- Na Portuguesa, no ano passado, eu peguei bastante pênaltis. Foram uns 12 ou 13 no total e peguei uns seis ou sete, não lembro ao certo, no Campeonato Paulista e na Série B. Então acho que tenho um bom retrospecto. Se a vaga for decidida assim e o time for frio para fazer os nossos espero pegar pelo menos um para garantir a classificação - disse Tiago.

O goleiro participou uma vez de uma disputa de pênalti. Foi pelo Corinthians, em 2005, contra o Figueirense pela Copa do Brasil. O Timão foi eliminado, mas o goleiro chegou a pegar uma cobrança.

- Foi 3 a 1 nos pênaltis para o Figueirense. Nós erramos quase todas as cobranças - lembra.

Tiago se inspira em dois goleiros para defender a cobranças.

- Minha referência foi o Taffarel, quando eu ainda era criança e já gostava da posição. Quando eu começei a jogar, passei a adimirar bastante o Dida e a frieza que ele tem de não se deslocar antes do adversário.

O camisa 1 do Vasco não considera a disputa por pênalti uma loteria. O Vasco perdeu as últimas disputas para Fluminense, Flamengo e Botafogo no Campeonato Carioca nas penalidades.

- Pênalti é competência. Não tem essa história de sorte ou loteria. Tem que estar tranqüilo e bater firme. Se o cobrador bater bem no canto e com força não tem como pegar.
Tiago vai estudar a jeito de cobrar dos tricolores antes do clássico. O goleiro diz que não tem mania ou ritual antes de cada cobrança.

- Só dou uns saltos. Mas antes do cara bater eu páro.

A paradinha, que voltou a ser uma mania entre os cobradores brasileiros, preocupa o vascaíno. Ele considera praticamente mortal para o goleiro se a técnica for bem aplicada. Tiago mesmo já fez dois gols em cobranças de pênalti usando o artifício.

- Se o cara for frio, a paradinha atrapalha muito ao goleiro. Porque é difícil para o goleiro esperar 100% antes de sair. Se ele souber parar na hora da cobrança complica bastante - disse.

Fonte: ge