Superioridade vascaína em confrontos contra o Olaria é enorme
Na história, Vasco e Olaria se enfrentaram 128 vezes. A superioridade vascaína é impressionante: 92 vitórias, 25 empates e apenas 11 derrotas. O poder ofensivo também é impressionante: 296 gols marcados pelo Vasco e 92 pelo Olaria. O retrospecto recente também é incrível. Ano passado, o Olaria venceu o rival por 1 a 0 também pelo Carioca. Mas, na ocasião, foi quebrado um tabu de 39 anos sem vitórias sobre o time de São Januário.
Os números são amplamente favoráveis. Além disso, conta a favor do Vasco nesta semifinal o fato de o time ter tradição, um elenco recheado de jogadores experientes e de qualidade, além da superioridade numérica total nas arquibancadas. Por todo esse somatório de fatores, a grande maioria aponta o Gigante da Colina como favorito para conquistar a vaga na final da Taça Rio e seguir firme na luta pelo título do Campeonato Carioca. Mas em São Januário a palavra é respeito.
O favoritismo e a responsabilidade pela vitória ninguém nega. Mas os números positivos deste atual Olaria também são constantemente lembrados. Afinal de contas, são sete jogos invictos, a defesa tem desempenho impressionante com apenas seis gols sofridos na Taça Rio e a motivação é grande, afinal de contas esta é a primeira vez que o Olaria chega a uma final de turno desde 2004, quando o atual formato do Carioca foi adotado.
Diego Souza só pensa em uma boa vitória sem qualquer tipo de menosprezo. Nem mesmo os números positivos aumentam a confiança.
- O favorito é o Vasco por ser um grande clube, de maior torcida e tradição. Mas dentro de campo o jogo é igual e qualquer adversário merece muito respeito. O Vasco vai precisar jogar bem e fazer os gols necessários para nos classificarmos. Aí sim, na final, se a gente entrar, vamos encarar um confronto em que não vai ter qualquer tipo de pressão por favoritismo. Para chegar lá eu vou suar sangue e fazer tudo para ajudar - afirmou.