Torcida

Suecos acompanharam último treino do Vasco para pegar o Coritiba

O último treino do Vasco para o jogo contra o Coritiba, hoje, às 20h30m, em São Januário, foi reflexo do bom momento do time.

Muitas crianças, torcida em festa, dois jogadores convocados para a seleção e total descontração.

O clube está envolvido numa atmosfera com a qual já não estava mais acostumado. De patinho feio do futebol carioca nos últimos anos, voltou a ser referência nacional. Não à toa, ontem a equipe era observada da arquibancada por um trio de suecos, que trabalha com o esporte.

Mikael Stahne, de 36 anos, campeão da primeira divisão sueca em 2009 com o AIK, conhece pouco o futebol brasileiro.

Atualmente desempregado, ele aproveitou para conferir como o esporte é praticado no país, atualmente recheado de estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Luís Fabiano e Juninho Pernambucano, o jogador vascaíno que o sueco mais conhece. Junto com ele, estavam Per Sensson, 45 anos, e Anders Carlsson, 37, ambos agentes de jogadores.

Eles já assistiram a jogos do Vasco pela TV na Suécia e passaram a prestar mais atenção após a conquista da Copa do Brasil.

— O Campeonato Brasileiro é um dos mais importantes do mundo. E o Vasco tem não só o Juninho como também dois jogadores da seleção principal (Dedé e o recém-convocado Rômulo) e um campeão mundial sub-20 (Allan) — disse Anders, acrescentando que a notícia do AVE sofrido pelo técnico Ricardo Gomes teve grande repercussão em seu país.

No que depender da disposição dos jogadores, o Vasco ainda ficará mais fortalecido internacionalmente até o fim do ano. Mesmo com a vaga na Libertadores assegurada, o título Brasileiro oferece a chance de uma rara consagração.

Por goleada e liderança Ao resumir o sentimento com o qual a equipe irá a campo, o técnico Cristóvão Borges mostrou que a ambição do Vasco está cima da vingança pela goleada (5 a 1), imposta pelo Coritiba no primeiro turno: — Queremos a vitória para alcançar a liderança.

Mais do que obsessão, devolver a goleada é uma necessidade depois que o São Paulo abriu três pontos na liderança. Se vencer por cinco gols, o Vasco assume a ponta no saldo de gols.

Dedé já é o primeiro em popularidade.

Fiel ao personagem homônimo no programa de TV “Os Trapalhões”, o zagueiro foi o rei da criançada. De volta após servir à seleção, esbanjou sorrisos ao longo do treino e chegou a dar uma de goleiro e não se saiu nada bem. Antes de deixar o gramado, atendeu a uma multidão de crianças. Por ironia, um pequeno vascaíno pediu que autografasse camisa da Argentina, adversária da seleção nos dias 14 e 28. Rômulo, o outro convocado, também assinou.

— A volta do Dedé é muito importante. Ele é um grande ídolo da torcida — disse o técnico Cristóvão Borges, que preferiu não adiantar a escalação, mas adiantou que, em relação aos retornos de Jumar e Julinho, que estavam afastados por lesão, apenas o primeiro será relacionado.

Pelo Twitter, Fred Souza, dono de 50% dos direitos financeiros de Dedé, garantiu que o jogador, com proposta do futebol árabe, não deixará o clube. O vice- presidente jurídico do Vasco, Nelson Almeida, afirmou que o clube vai recorrer da decisão que o condena a pagar R$ 480 mil ao ex-atacante Valdir.

Vasco: Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Diego Souza; Éder Luís e Elton.

Coritiba: Vanderlei, Jonas, Pereira, Démerson e Lucas Mendes; Leandro Donizeti, Léo Gago (Willian), Rafinha e Theco; Marcos Aurélio e Caio Vinícius. Juiz: Jefferson Schimidt (SC).

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo