Categorias de base

Sub-17: Com índio, Brasil vence Peru por 2 a 1 no Sul-Americano

Com mais regularidade do que brilhantismo, o Brasil come pelas beiradas e chega à última rodada do Sul-Americano Sub-17 com boas chances de título. A possibilidade de conquista é fruto da vitória de 2 a 1 sobre o Peru, nesta quarta-feira, na Argentina. Kenedy (do Fluminense) e Ewandro (São Paulo) fizeram os gols, fundamentais para a equipe de Alexandre Gallo no hexagonal decisivo do torneio. A classificação para o Mundial está praticamente garantida.

Com a vitória, o Brasil subiu para oito pontos na tabela, na vice-liderança, atrás da Venezuela no número de gols marcados. Porém, a Argentina, que fecha a penúltima rodada nesta quarta, contra o Paraguai, pode assumir a ponta.

A decisão é domingo. O Brasil encara o Paraguai. Argentina e Venezuela se enfrentam. Dependendo da combinação de resultados, a taça será verde-amarela.

Equilíbrio no primeiro tempo


A seleção peruana fez frente ao Brasil no primeiro tempo. Os lanternas do hexagonal final chegaram com facilidade ao ataque e ameaçaram a defesa verde-amarela, especialmente com chutes de fora da área. Porém, não tiveram perícia nas finalizações.

Em um primeiro tempo equilibrado (foram seis conclusões para cada lado), o Brasil atacou menos do que gostaria, mas com maior perigo do que o rival. Robert, mais uma vez, foi o condutor ao ataque. Aos 14 minutos, o meia do Fluminense deu chapéu no marcador e arriscou de primeira, sem deixar a bola cair. Passou perto. Antes, aos quatro minutos, Kenedy bateu cruzado, rente à trave.


Vitória na etapa final


O segundo tempo começou com o mesmo panorama do período anterior. A diferença é que o Brasil alcançou seu gol. Foi de falta. Kenedy, com oito minutos, bateu colocado, de canhota. O goleiro peruano ficou parado, observando a bola passar ao seu lado.

A vantagem solidificou o time brasileiro. O Peru, a partir dele, teve raras chegadas à frente. E os comandados de Alexandre Gallo seguiram rondando a área rival. A insistência deu resultado. Aos 40, Jeferson recebeu pela direita e mandou na cabeça de Ewandro, que aumentou o placar.

Mas o Peru reagiu. Garcés, também de cabeça, diminuiu aos 45.

Fonte: ge