Mercado

Souza revela contato com Bracks para possível retorno em 2024

Anunciado em março como reforço do Beijing Guoan, da China, o volante Souza, mesmo de longe, segue atento a tudo que acontece no Vasco da Gama, clube que o projetou no futebol profissional. O jogador, em entrevista exclusiva ao O Dia, se colocou à disposição para voltar ao clube um dia, comentou sobre a gestão da 777 Partners na SAF vascaína e escancarou a torcida para que o Cruz-Maltino tenha um 2023 calmo.

Souza viveu grande momento recentemente no futebol turco, por Fenerbahçe e Besiktas, mas, em uma análise da própria situação na carreira, se vê longe das condições físicas ideais. Ele, inclusive, revelou conversas com Paulo Bracks, diretor de futebol do Vasco, detalhando as condições para um possível retorno ao Gigante da Colina no complicado calendário brasileiro.

"Eu hoje tenho uma realidade bem diferente daquilo que eu imaginava quando chegasse aos 34 anos. Infelizmente, tenho uma lesão no menisco do joelho que me impossibilita de jogar todos os jogos, ainda mais no calendário brasileiro. Mas eu conversei com Paulo Bracks sobre isso e disse que, se de alguma forma eu servir para ajudar ao clube, mesmo com minhas limitações, eu estou à disposição. Tenho contrato até dezembro no Beijing", disse o jogador.

O Vasco vive momento delicado na temporada. Com apenas uma vitória em sete rodadas no Brasileirão e dentro da zona de rebaixamento, a equipe comandada por Maurício Barbieri não vem apresentando o mesmo nível do Campeonato Carioca e, mesmo com a chegada de alguns jogadores, ainda carece de reforços para a próxima janela. Souza destacou a importância do processo de reconstrução e apontou um ano tranquilo no retorno à elite. Além disso, o volante revelou que segue acompanhando os compromissos do antigo clube.

"A chegada da 777 já está trazendo ao Vasco jogadores com mais técnica e qualidade, porém isso leva tempo para, de fato, ver resultados. Não é de um dia para o outro que as coisas vão mudar, mas acredito que, com alguns acertos e ajustes, o Vasco não terá muito problema esta temporada", afirmou.

"Acompanho todos os jogos e sempre estou em contato com Alex, que é um irmão para mim. A situação atual do time não é das melhores, mas acredito, como disse, que com alguns ajustes e contratações agora meio do ano a equipe não terá grandes problemas no Brasileirão. E assim, em 2024, poderá seguir evoluindo e crescendo", concluiu.

Adaptação na China

Souza vive sua primeira experiência no futebol chinês. Com contrato até o dia 31 de dezembro, o meio-campista, que disputou sete das nove partidas do seu time na Liga Chinesa e marcou um gol, comentou sobre o período de adaptação e previu uma boa passagem pelo Beijing Guoan.

"O futebol chinês é um pouco diferente da intensidade que eu estava acostumado nos meus últimos três anos na Turquia. É um futebol mais lento e com mais tempo para pensar naquilo que você irá fazer. Tem muitos jogadores de qualidade chineses e a Liga é uma boa para se jogar futebol. Estou me adaptando à cultura e sei que vou ter sucesso aqui."

Após a explosão do mercado futebolístico com todo investimento de clubes da China, a liga local passa por reestruturação em meio à crise e desmanche dos principais clubes, como Guangzhou City (antigo R&F) e Guangzhou Football Club (antigo Guangzhou Evergrande). Hoje sem tantas referências, de acordo com Souza, o fim da pandemia pode colaborar com o crescimento do campeonato.

"Hoje não temos mais tantos grandes nomes como antes, mas ainda temos jogadores com muita qualidade. Espero que agora, com este tema da pandemia resolvido, o campeonato volte a trazer grandes jogadores e eleve o nível da Liga."

No Brasil, Souza defendeu Vasco, Grêmio e São Paulo. O jogador, de 34 anos, ainda teve passagens pelo futebol português, no Porto, no turco, por Fenerbahçe e Besiktas, e pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita.

Fonte: Coluna Leonardo Bessa - O Dia