Futebol

Sesi terá reforço policial e isolamento para Nacional x Vasco

Manaus - A Polícia Militar (PM) do Amazonas planeja escalar cerca de 400 homens para o plano de segurança do jogo entre Nacional e Vasco da Gama, pela oitavas-de-final da Copa do Brasil, na próxima terça-feira. A quantidade de policiais é cinco vezes maior que a utilizada nas partidas anteriores do Naça pela Copa do Brasil.

A organização pretende colocar um cordão de isolamento de 200 metros a partir do Estádio do Sesi, palco do confronto, proibir o estacionamento de automóveis na frente do lugar e ainda manter duas entradas distintas para as torcidas. A operação vai envolver órgãos do Estado e da Prefeitura de Manaus.

Com todos os cinco mil ingressos vendidos e a ansiedade dos torcedores pela partida decisiva, a PM realiza, na manhã de hoje, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), zona oeste de Manaus, uma reunião com o Estado e a prefeitura para apresentar e discutir o planejamento para a noite do jogo.

“Todo jogo tem isso, mas para esse, em especial, vamos estender a área de isolamento e vamos contar com homens de todas as forças de operação da polícia”, disse o subcomandante-geral da PM, coronel Moisés Cardoso de Souza.

A linha de contenção envolta do Estádio do Sesi deve limitar a passagem apenas de torcedores com o ingresso, evitando a aproximação de curiosos, vendedores ambulantes e cambistas. Após esse estágio, vascaínos e nacionalinos passarão por revistas e triagens e serão direcionados a entradas diferentes para o acesso às arquibancadas. Segundo o coronel Moisés, cada uma das torcidas deve ocupar um lado do estádio.

No campo, segundo o subcomandante, haverá um reforço das Tropas Especiais para evitar invasão de torcedores e qualquer violência contra jogadores e o quarteto de arbitragem.

Planejamento modelo

O coronel negou que a confusão e os atos de vandalismo promovidos na venda dos ingressos na frente da sede do Nacional, no Adrianópolis, e na loja Sport Line Nell, no Centro, na última quarta-feira, tenha causado alguma apreensão à PM para o jogo.

“Aquele tumulto aconteceu, principalmente, porque a PM não foi acionada com antecedência. Era muita gente para apenas um caixa e os ânimos ficaram acalourados. Para esse jogo, vamos estar acompanhando tudo, desde a escolta das equipes no percurso de ida e volta ao estádio até a segurança de todos os torcedores”, declarou.

Moisés ainda disse que a integração entre Estado e prefeitura para esta partida já servirá como modelo para os planejamento a serem executados para os jogos que Manaus sediará na Copa do Mundo de 2014. “Vamos afinar a integração ente os órgãos e reforçar um modelo de policiamento para a Copa”, disse.

Fonte: D24AM.com