Futebol

Sérgio Cabral Pai: "Merecemos esta alegria"

Não há como negar que a goleada de domingo foi um sinal de alerta não só para o Vasco como também para os seus torcedores. Que o jogo de hoje não vai ser fácil a gente já sabe há muito tempo. Mas qual será o comportamento do nosso time para conter o entrosamento e a movimentação do Coritiba, que sabe aproveitar qualquer falha do adversário e aplicar, por exemplo, uma goleada como a de seis a zero no Palmeiras? Fiquei mais tranqüilo quando vi a preocupação não é só minha, mas também de Ricardo Gomes, que alertou o sistema defensivo para as dificuldades que certamente encontrará. O técnico, como o torcedor, sabe que o Coritiba não tem atletas excepcionais, mas sabe também que um sistema bem executado é, muitas vezes, suficiente para transformar jogadores médios até em craques. Portanto, é preciso ficar muito atento para impedir que os paranaenses ganhem a disputa no meio do campo.

Citei a goleada sobre o Palmeiras para lembrar que há forte relação com os 5 a 1 de domingo. O Coritiba encontrou uma fórmula de se comportar em campo, que pode não ser infalível, mas que pode ser combatida com eficiência. O Ceará, cujo time é inferior ao do Vasco, obrigou o Coritiba a correr muito para eliminá-lo. Se a equipe carioca caprichar na marcação, poderá usar os passes de Felipe, as arrancadas dos laterais, a velocidade de Eder Luis, as jogadas (infelizmente, ainda eventuais) de Diego Souza e as finalizações de Alecsandro.

Estou tentando ser racional, mas, as vésperas de um jogo tão importante, penso até no Sobrenatural de Almeida, o personagem de Nelson Rodrigues, atuando a favor do Vasco. Afinal, já faz muito tempo que os vascaínos vêm sofrendo.

Merecemos a alegria pela conquista da Copa do Brasil.



(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance / Globovídeos