Futebol

Seleção brasileira de Marlon Gomes inicia jornada de olho no Pré-Olímpico

A Seleção pré-olímpica começa nesta quinta-feira (7) uma nova fase com dois amistosos diante de Marrocos. O objetivo é a preparação para os Jogos Pan-Americanos, em outubro, e a disputa do Pré-Olímpico, em janeiro, quando disputará uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ramon Menezes, que comandava desde 2022 a seleção brasileira sub-20, assumiu o cargo na sub-23.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

- Na verdade, não é um começo, mas sim uma sequência do meu trabalho aqui dentro da seleção (sub-20). Tudo que já passei aqui me ajudou muito, foram experiências incríveis. Logo quando assumi a seleção, a nossa responsabilidade era fazer com que o Brasil voltasse a disputar um Mundial (havia ficado fora das últimas duas edições) e nós conseguimos. Depois de 12 anos sem subir ao pódio, também conseguimos conquistar o título sul-americano - comentou Ramon Menezes em entrevista exclusiva ao ge.

Depois da saída de Tite até o anúncio de Fernando Diniz como treinador interino, Ramon também assumiu a seleção principal em duas datas Fifa de 2023, com derrotas para Marrocos (2 a 1) e Senegal (4 a 2) e vitória diante da Guiné (4 a 1).

Agora, o treinador começa a nova fase nesta quinta-feira, quando o Brasil enfrenta o Marrocos, às 16h. Na sequência, dia 11, a equipe enfrenta novamente o adversário, que já tem vaga assegurada para 2024. Em julho deste ano, a seleção marroquina conquistou, pela primeira vez, a Copa Africana de Nações Sub-23.

- Nesse começo de trabalho, é importantíssimo esse tipo de enfrentamento. É lógico que é pouco tempo para se trabalhar, mas já temos praticamente 10 jogadores que já conhecem o nosso trabalho. Eu falei de sequência justamente por causa disso. Estou levando atletas com conhecimento do trabalho e outros convocados são jogadores inteligentes, que vão pegar muito rapidamente a parte tática - comentou o treinador que já está em Fez, no Marrocos, local das duas partidas amistosas.

- Já vi vários jogos de Marrocos. É uma seleção muito forte, uma atmosfera muito boa, casa cheia. Então, serão dois ótimos jogos de preparação - concluiu o treinador


Responsabilidade

Ramon chega com a missão de continuar o sucesso de seus antecessores Rogério Micale e André Jardine, técnicos campeões olímpicos em 2016 e 2021, respectivamente. Ao ser perguntado sobre qual o sentimento dessa nova caminhada, o treinador foi objetivo:

- Responsabilidade. Mas foi a responsabilidade que nos trouxe até aqui. Então, é passar isso para os atletas. O Brasil demorou muitos anos para subir ao pódio, para ganhar o ouro olímpico. A maioria desses atletas já conta com um histórico importante de seleção brasileira, que conta muito. Atletas que já estão acostumados com esse tipo de competição, que é um jogo sul-americano que nós teremos no pré-olímpico. É um jogo muito competitivo, precisamos ter uma seleção muito forte, que consiga buscar a nossa vaga - finalizou.

O Pré-Olímpico será disputado em janeiro de 2024 e distribuirá apenas duas vagas para os Jogos de Paris.

Veja a lista da seleção pré-olímpica para os amistosos contra Marrocos:

  • Goleiros: Gabriel Grando (Grêmio), Matheus Cunha (Flamengo) e Mycael (Athletico)
  • Laterais: Arthur (Bayer Leverkusen), Vinicius Tobias (Real Madrid); Welington (São Paulo) e Abner (Bétis)
  • Zagueiros: Kayki (Almería-ESP), Lucas Halter (Goiás), Robert Renan (Zenit) e Morato (Benfica)
  • Meio-campistas: Andrey Santos (Nottingham Forest), Bitello (Grêmio), Marlon Gomes (Vasco), Maurício (Internacional), Alexsander (Fluminense) e Gabriel Moscardo (Corinthians)
  • Atacantes: Lázaro (Almería), Vitor Roque (Athletico-PR), João Pedro (Brighton), Igor Paixão (Feyernoord), Paulinho (Atlético-MG) e Marcos Leonardo (Santos)

O treinador precisou fazer três alterações na lista original por lesões. O zagueiro Kaiky, do Almería, entrou no lugar de Vitão, do Internacional. Dias depois, também perdeu os volantes Danilo, do Nottingham Forest, e João Gomes, do Wolverhampton. Para os seus lugares, Ramon chamou Alexsander, do Fluminense, e Moscardo, do Corinthians.

Fonte: ge