Futebol

Seis jogadores foram campeões da Série B longe do Vasco

Toda grande conquista no futebol possui personagens que, por diversos motivos, perdem o bonde da história e são relegados a segundo plano. Quantos vascaínos, enquanto comemoravam o título da Série B, no Maracanã, levaram o pensamento até Léo Lima, que marcou o gol que abriu caminho para a vitória do Vasco sobre o Ceará, ainda no primeiro turno da Segundona? Ao todo, seis jogadores que não estão mais em São Januário podem se orgulhar de terem participado do retorno do Gigante da Colina à Primeira Divisão.

Atualmente no Goiás, Léo Lima talvez tenha sido o único que deixou o Vasco pela porta da frente para um desafio maior na Primeira Divisão. Pelo Esmeraldino, viveu boa fase no Brasileiro e chegou a sonhar em ser campeão das duas divisões no mesmo ano,um fato raro no futebol brasileiro. O laço com os amigos deixados no elenco não foi cortado, tanto que visitou o grupo quando este treinou em Goiás antes da partida contra o Vila Nova, em julho:

– Também me sinto campeão, pois participei de quase dez jogos e até um gol eu fiz. Fico contente pelos companheiros. Todos sabiam que os jogos seriam complicados, mas o Vasco soube superar os adversários e, quando precisava, ganhava por 1 a 0, chorado.

Outros nomes não se despediram da mesma forma. Fernandinho, contratado para ser titular na temporada, teve a última chance na Série B na derrota para o Paraná. O jogador não foi bem e acabou acertando a rescisão do contrato. Ele está no Oita Trinta, do Japão.

Alan Kardec, com poucas oportunidades em casa, foi para o Internacional tentar a sorte. As lágrimas na despedida devem ser para sempre, uma vez que o atacante pode se tornar moeda de troca.

ELES JOGARAM A SÉRIE B PELO VASCO

Leonardo - um jogo e nenhum gol
Foi contratado ao Shakhtar Donetsk, não emplacou e voltou para a Ucrânia

Bruno Gallo - quatro jogos e nenhum gol
Defende o Leixões (POR), mas ainda não se firmou por lá.

Alan Kardec - seis jogos e nenhum gol
Como não vinha jogando foi emprestado ao Internacional até maio de 2010

Edgar - quatro jogos e dois gols
Foi para o Nacional (POR) e é um dos artilheiros do Campeonato Português.

Fernandinho - um jogo e nenhum gol
Transferiu-se para o Oita Trinita (JAP) e tem maior destaque que no Brasil.

Léo Lima - oito jogos e um gol
Depois de ser barrado no time, aceitou proposta do Goiás.

Fonte: Lancenet!