São Januário será palco de mais um marco nesta quinta-feira, na partida Vasc
A mudança na presidência do Vasco, com Roberto Dinamite assumindo o clube, deu uma injeção de ânimo nos torcedores. E, para esta quinta-feira, quando o Gigante da Colina encara o Sport, o primeiro jogo com Dinamite como mandatário no estádio, a festa deve ser grande. Além de promoções para os vascaínos, o presidente assistirá a partida ao lado do rival Márcio Braga (presidente do Flamengo) e de dirigentes do time pernambucano.
Neste estádio, construido com a arrecadação de verbas junto aos torcedores, e inaugurado em 21 de abril de 1927, parte da história do futebol e até mesmo do Brasil foi construída.
NO FUTEBOL
Dentre grandes partidas, São Januário foi palco da final mais importante conquistado por seu detentor, o Vasco da Gama. Em 1998, a vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona, do Equador, no estádio, deu o pontapé inicial para o título da Libertadores da América. Depois outro triunfo, agora no Equador, por 2 a 1, garantiu o caneco.
São Januário também foi sede de jogos da Copa do Mundo de 1950, em que o Brasil perdeu na final para o Uruguai, por 1 a 0, em pleno Maracanã lotado.
Até rival já teve momentos de decisão no estádio. Em 2005, o Fluminense decidiu o título da Copa do Brasil na casa do rival, já que o Maracanã estava em interditado, pois passava por obras. Porém, o Tricolor não foi feliz e perdeu o título para o Paulista com um empate em 0 a 0, já que havia sido derrotado por 2 a 0 em São Paulo.
FORA DO FUTEBOL
O vascaíno e Presidente da República nos períodos de 1930 a 1945 e 1951 a 1954, Getúlio Vargas, tinha o estádio como palco para grande parte de seus discursos. Conhecido também como "Pai dos Pobres", Getúlio promulgou as primeiras leis trabalhistas do país no comício de 1º de maio, em 1940, na casa do Vasco.
Foi lá também que o maestro Heitor Villa-Lobos, em 1940, reuniu 40 mil estudantes num coral de canto orfeônico - relativo a orfeão, ou à música dos orfeões, sociedade cujos membros se consagram ao canto coral, com acompanhamento ou sem ele.
Mais lidas
- 5 Gilmar Ferreira: Vasco falha na defesa de Rafael Paiva TOP
- 4 Jornalista critica Paiva: 'Há tempos se perdeu com escolhas...' TOP
- 0 Cenas de Vegetti indignado no banco de reservas viralizam TOP
- 0 Paiva perdeu o vestiário e provocou irritação: os bastidores de sua saída TOP
- 0 Gilmar Ferreira: 'Foi só uma parte do circo de horrores'
- 0 Wellington Campos: Os motivos da demissão de Paiva no Vasco
- 4 Com decisão do Pedrinho, Rafael Paiva não é mais técnico do Vasco
- 5 Jornalista faz duras críticas ao elenco: 'Pior time do campeonato'
- 6 Paiva lamenta derrota para o Internacional e enaltece o Vasco
- 1 Quem deve ser os integrantes da comissão técnica de Felipe Maestro