Futebol

São Januário recebe jogos da Copa dos Imigrantes

A 11ª edição da Copa dos Imigrantes, realizada em parceria entre o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e a Liga dos Imigrantes, teve sua primeira rodada realizada neste fim de semana no Rio de Janeiro.

O jogo entre Espanha e Argentina, realizado no último sábado, dia 4, no Estádio São Januário, terminou bem para a equipe espanhola, que venceu por 2 a 1. A Espanha aposta na experiência para repetir a campanha de 2006, quando foi campeã invicta da Copa dos Imigrantes.

No domingo, dia 5, jogaram Portugal x Cabo Verde e Itália x Angola, no Estádio da Portuguesa da Ilha. Mesmo com a ilustre participação do jogador Thiago Coimbra, filho de Zico, na seleção portuguesa, Cabo Verde venceu Portugal por 3 a 1. Já a partida entre as equipes italiana e angolana terminou em um empate de 2 a 2.

A segunda rodada do torneio começa neste sábado, 11 de outubro, em São Januário. Às 13h, jogam Cabo Verde x Japão, e às 15h, Angola x Israel. No domingo, dia 12, a partida entre Argentina e França será no Estádio da Portuguesa da Ilha, a partir das 10h. A entrada para todos os jogos é um quilo de alimento não-perecível, a ser destinado para o programa \"Fome Só Se For de Bola\".

Os grupos do torneio foram definidos em uma cerimônia realizada no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro, no dia 25 de setembro. Portugal, Cabo Verde e Japão dividem o grupo A; no B estão Itália, Angola e Israel; Espanha, Argentina e França formam o C.

A Copa dos Imigrantes é realizada desde 1992 com o propósito de reunir comunidades estrangeiras no Rio de Janeiro. O evento utiliza o esporte para promover valores como cooperação e tolerância, e este ano aproveita para também comemorar o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Fonte: Centro de Informações da ONU para o Brasil