Futebol

São Januário: Orgulho vascaíno há 79 anos

Esta sexta-feira (21/04) será de muito orgulho para a imensa família vascaína. O Estádio Vasco da Gama (popularmente conhecido como Estádio São Januário), o maior do Brasil até o ano de 1940 e até hoje o maior estádio particular do Rio de Janeiro, está completando 79 anos de existência. Além da prática do futebol, o estádio foi palco de inúmeras outras atividades relevantes, entre as quais o anúncio das primeiras leis trabalhistas pelo então presidente da República Getúlio Vargas.

Na tarde de 21 de abril de 1927, o comandante Sarmento de Beires, que acabara de cruzar o Atlântico percorrendo, pela primeira vez, o trajeto Lisboa-Rio, pilotando o avião Argos, foi quem cortou a fita simbólica, dando por inaugurado o Estádio de São Januário. Presentes ao ato, estavam o Presidente da República Washington Luís e grandes personalidades da época. Mas a fita poderia ser cortada por um dos milhares de vascaínos presentes à inauguração naquele dia, pois todos foram os verdadeiros alicerces da obra que gerou um dos maiores estádios da América Latina.

Foram gastos 6.600 barris de cimento e 252 toneladas de ferro na construção do estádio. Em razão disso e da sua marquise arrojada, São Januário também se incorporou à história da construção civil no Brasil. O estádio, com a sua grandiosidade, foi construído em apenas 10 meses.

A história da construção de São Januário está diretamente relacionada à convicção de que o Vasco, sim, é o Clube de origem popular, aquele que viu primeiro o estilo brasileiro de jogar futebol, adotou negros, venceu preconceitos e alterou o rumo da História.

. . .



Entrada social do Estádio de São Januário


Vista aérea do Estádio de São Januário

Fonte: Site oficial do Vasco