Futebol

Saiba como foi o início de Dedé em escolinha de Volta Redonda

As bicicletas começam a ser encostadas no muro e os uniformes são trocados. Começa mais um dia de rotina de treinos para a garotada da Sociedade Esportiva Aliança, no campo do Asa Negra, em Volta Redonda. Durante muitos anos essa foi a mesma rotina vivida pelo zagueiro Dedé do Vasco.

Seu primeiro treinador, João Jorge da Silva, fundador da escolinha, quando ela ainda se chamava Estrela do Amanhã, lembra do jeito desengonçado do garoto grande que chegou em busca de um futuro promissor.

- A primeira posição que testamos o Dedé foi a de goleiro pela altura que tinha. Depois ele passou como volante, até se firmar na zaga. No começo tinha muita coisa para trabalhar - disse.

As história do menino que, depois de passar por Volta Redonda e amargar a reserva do Vasco, e é hoje titular absoluto e um dos destaques do campeonato brasileiro, são muitas. A doméstica Maria Helena da Silva Vital, de 53 anos, lembra do tempo em que teve que vender salgadinho para pagar os R$15 reais de mensalidade para o filho treinar.

- Fazia tudo com muito gosto. Eu tinha sempre que trocá-lo de colégio por causa dos treinos - relembra.

\"\"

Dedé sempre teve muitos sonhos. Mas tinha medo de sair de casa, ficar longe da família. Chegou a fazer testes na Itália e em São Paulo por um período de uma semana em cada um desses lugares. Mas ligou para a mãe pedindo socorro.

Hoje, o desengonçado menino que queria brilhar desde cedo, já sonha com uma vaga na seleção de Mano Menezes e virou agora o espelho para as 90 crianças que atualmente treinam no campo de grama maltratada do Asa Negra.

- Realmente foi uma surpresa muito grande ver como o Dedé chegou tão rápido ao estrelato. Mas eu sabia que, pela disposição nos treinos e a humildade que sempre teve, ele atingiria logo o sucesso - conta Jorge.

\"\"

Fonte: Blog Jogo Extra