Futebol

Rodrigo Pimpão e Flamengo vão ser julgados nesta quinta-feira

O atacante vascaíno Rodrigo Pimpão e o zagueiro rubro-negro Álvaro foram expulsos na primeira rodada do Campeonato Carioca de 2010. Agora, terão que responder pelo cartão vermelho em julgamento Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ). E a sessão em que ocorrerão os veredictos sobre o futuro dos dois na competição foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 14h, quando se reúnem os auditores da Quarta Comissão Disciplinar na sede do TJD/RJ, no Centro da capital carioca.

Na partida contra o Tigres do Brasil, Rodrigo Pimpão foi expulso aos 30 minutos do primeiro tempo por, segundo o relato do árbitro do jogo, atingir o tornozelo esquerdo de um adversário durante a disputa de bola. Como já tinha sido punido com o primeiro amarelo minutos antes, acabou colocado para fora antes do término da etapa inicial.

Pimpão foi denunciado por “ato desleal”, conforme descreve o artigo 250 do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a três partidas. Como já cumpriu a suspensão automática, o atacante do Vasco pode ficar impedido de jogar por mais duas partidas. Em caso de pena mínima, poderá seguir liberado. Em caso de punição máxima, Pimpão fica fora dos jogos contra Friburguense e Resende.

O caso do zagueiro Álvaro, do Flamengo, é mais complicado, já que terá que responder por “jogada violenta”, conforme o artigo 254 II do novo CBJD. Segundo a súmula do jogo contra o Duque de Caxias, o defensor teria aplicado um carrinho na disputa de bola, mas que acabou atingindo o adversário. A punição para tal conduta varia de uma a seis partidas de suspensão.

Álvaro já ficou de fora de uma partida pelo Estadual 2010, quando não enfrentou o Volta Redonda por conta da suspensa automática. Caso seja punido de forma mínima no artigo a que responde, o zagueiro não será problema para a sequência da Taça Guanabara. Se pegar duas ou mais partidas, Álvaro começa a desfalcar o Flamengo a partir do clássico com o Fluminense, no dia 31.

Fonte: Justiça Desportiva