Clube

Rodada de domingo definiu as oitavas da Copa do Mundo Vascaína

Não faltou emoção na última rodada da primeira fase da Copa do Mundo Vascaína. As 32 equipes entraram em campo mais uma vez e a garotada protagonizou grandes partidas, fazendo a alegria de cerca de dois mil presentes. No próximo domingo (04/07), serão disputadas as oitavas de final, a partir das 8h, nos campos de grama sintética de São Januário.

Pelo Grupo A, o México enfrentou o Uruguai e contou com uma animada torcida que empurrou a equipe para conseguir uma sonora vitória por 9 a 0. Com o resultado, os “mexicanos” chegaram a 4 pontos e dependiam do resultado de África do Sul x França para se classificar. O empate eliminava o México, mas qualquer vitória os classificava.

A partida reunia os times da comunidade do Complexo da Maré (África do Sul) e da Barreira do Vasco (França). As duas equipes entraram tensas em campo e fizeram um jogo muito disputado. O primeiro tempo terminou com o placar em branco e ambos se classificando, mas quem esperava um jogo de compadres no segundo tempo se enganou. A França mostrou autoridade e venceu por 3 a 1, conquistando a liderança do grupo e ajudando o México a se classificar para as oitavas de final.

No Grupo B, Coreia do Sul e Nigéria se enfrentaram em situação muito confortável. Praticamente classificados, os técnicos das duas equipes mexeram bastante nos times e deram oportunidade para todos os atletas. No fim, empate por 1 a 1 e festa das duas torcidas que carimbaram suas vagas na próxima fase. Na outra partida da chave, a Argentina, que tinha remotas chances de classificação, venceu a Grécia por 6 a 2 e os dois times deram adeus à Copa.

Os jogos do Grupo C confirmaram a soberania dos Estados Unidos na chave. A equipe venceu a Argélia por 6 a 1 e segue com 100% de aproveitamento. A diferença para os rivais foi tamanha que o segundo colocado foi a Eslováquia, com apenas dois pontos, após empatar com a Inglaterra por 4 a 4.

Pelo Grupo D os favoritos confirmaram suas classificações. A Austrália, dona da maior goleada da Copa até aqui, venceu a Sérvia por 2 a 0 e conseguiu a segunda vaga na chave, com seis pontos. O primeiro lugar ficou com Gana, que venceu a Alemanha por 8 a 0 e alcançou os nove pontos.

O Grupo E já estava definido, com Japão e Dinamarca classificados. Os dois times se enfrentaram para definir quem seria o líder do grupo e os “japoneses” venceram por 3 a 0. Na outra partida, Camarões ganhou da Holanda por 6 a 2 e se despediram de forma honrosa da competição.

No Grupo F, a Eslováquia venceu a Itália - que ainda tinha chances de se classificar - por 6 a 1 e foi mais uma equipe a manter o aproveitamento de 100% na Copa Vascaína. Com o resultado, bastava um empate com a Nova Zelândia para o Paraguai se classificar, mas os “paraguaios” fizeram mais que isso e golearam por 9 a 3.

Pelo Grupo G, Brasil e Portugal fizeram o clássico “luso-brasileiro” e os “portugueses” ficaram com o primeiro lugar da chave com a vitória por 5 a 2. O Brasil acabou eliminado de forma precoce. A segunda vaga ficou com a Costa do Marfim, apesar de ter sido surpreendida pela Coréia do Norte, que goleou por inapeláveis 8 a 2.
O Grupo H foi um dos mais emocionantes. Honduras, Chile e Suíça tinham chances de se classificar. O Chile até fez bem a sua parte e goleou a Espanha por 12 a 4, mas não fio o suficiente. Após Honduras bater a Suíça por 5 a 2, as duas equipes se classificaram no saldo de gols. Honduras ficou em primeiro com 10 de saldo e 20 gols marcados e o Chile em segundo, com 10 gols de saldo e 19 marcados. A Suíça foi eliminada com 9 de saldo.

Confira os confrontos das oitavas de final:

França x Nigéria
Estados Unidos x Austrália
Coréia do Sul x México
Gana x Eslovênia
Japão x Paraguai
Portugal x Chile
Eslováquia x Dinamarca
Honduras x Costa do Marfim

Fonte: Site oficial do Vasco