Único título carioca de Joel Santana como jogador foi pelo Vasco
Joel Santana já pensa em narrar cada conquista que obteve no Rio de Janeiro. Após mais um título do Campeonato Carioca, o sétimo como treinador e o segundo pelo Botafogo, o treinador falou que tem muita história para contar sobre o seu sucesso no futebol carioca. E que isso poderia ser feito em um livro.
\"Está na hora de eu escrever um livro para narrar isso tudo. Preciso voltar lá atrás, quando conquistei os meus primeiros títulos e me emocionei muito. As coisas são bem parecidas. Os anos se passaram, mas consegui me manter bem no meu cargo\", comentou Joel.
Leia mais notícias de Esportes no Abril.com
Acompanhe o noticiário de Esportes pelo Twitter
\"Rei do Rio\", como ele próprio se definiu, o técnico superou as críticas ao seu método conservador mais uma vez. Joel Santana não se intimidou, por exemplo, para interromper uma entrevista ainda no gramado do Maracanã depois da vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, neste domingo, e perguntar com preocupação: \"Cadê a minha prancheta? Sumiu! Isso, dê ela aqui. Muito obrigado\".
O inseparável instrumento de trabalho foi um dos trunfos para a conquista do Botafogo, garante Joel. Mas nem por isso o técnico é contrário às inovações no futebol. \"Claro que um treinador deve se rejuvenescer. Só que a velha prancheta do Joel não está tão velha assim. Ela ganha sobrevida a cada dia\", sorriu, passando a mão sobre os seus cabelos pintados de preto.
A prova do discurso de Joel Santana está no reconhecimento dos torcedores do Botafogo, que voltaram a ovacionar o profissional no Maracanã. Não que ele se identifique mais com esse clube. Também já ganhou o Campeonato Carioca por Vasco (em 1970, como jogador e em 1992 e 1993), Fluminense (1995) e pelo próprio Flamengo (1996 e 2008), além das conquistas de 1997 e 2010 pelo Alvinegro.
\"Quando a torcida grita o meu nome, sinto que o trabalho foi bem feito. Enfrentei uma desconfiança muito grande, o que é normal, mas adquiri resultados para ter tranquilidade no meu dia a dia. Tive uma carreira muito difícil, disciplinada e vitoriosa. Dei dois títulos para o Botafogo, como já dei para os outros clubes do Rio\", discursou.
Só não intitule Joel Santana como um técnico caseiro. Sem perder o bom humor, o carioca corrige: \"Também já ganhei títulos fora do Rio. Se as pessoas se esquecerem disso, acabo ficando taxado\". O campeão estadual de 2010 e, quem sabe, futuro autor de uma biografia comprovou em seguida que também já está adaptado a novas tecnologias. \"Vou mandar o meu currículo por e-mail para vocês.\"
- SuperVasco