Botafogo se junta a Vasco e Fluminense como carrasco do Tetra rubro-negro
Com a vitória deste domingo, o Botafogo não só acrescentou mais uma conquista ao seu rico currículo e interrompeu uma sequência de três anos de decepções em finais do Carioca diante de seu maior rival, o Flamengo. O Alvinegro também alegrou seus torcedores ao se juntar ao time de carrascos do sonhado tetracampeonato estadual que o Rubro-Negro tenta desde os anos 40.
Em 2010, o Fla teve a quinta oportunidade de conquistar o título do Rio pela quarta vez seguida. Nas anteriores, Vasco e Fluminense impedirem o feito, em duas oportunidades cada.
A primeira tentativa rubro-negra de obter o tetra ocorreu em 1945. Após os triunfos em 1942, 43 e 44, o Flamengo não conseguiu segurar o Expresso da Vitória do Vasco, campeão em 45, com seis pontos de vantagem sobre o Fla, terceiro colocado. O Bota ficou em segundo (quatro atrás do campeão).
Em 1956, novamente coube ao time cruzmaltino parar a sequência rubro-negra. Com três futuros titulares da seleção brasileira na conquista da Copa de 58 (Bellini, Orlando Peçanha e Vavá), o Vasco deixou para trás Fluminense (vice-campeão), Flamengo e Botafogo (empatados em terceiro).
Com a base do time que seria campeão mundial em 81, o Flamengo foi campeão carioca em 78 e 79 (duas vezes, torneio normal e extra). Mas aquela geração não conseguiu dar ao clube o almejado tetra carioca. Em 80, o Fluminense levou o caneco, superando o Vasco na final. O Flamengo ficou fora da decisão. Foi o terceiro na Taça Guanabara e vice da Taça Rio. A derrota por 1 a 0 para o Serrano, em Petrópolis, na antepenúltima rodada do segundo turno, foi decisiva para a eliminação do Fla.
Até este ano, a última oportinidade de tetra estadual do clube da Gávea ocorreu em 2002, quando o Carioca foi muito esvaziado por coincidir com as disputas do Torneio Rio-São Paulo e da Copa do Mundo. E foi apelidado de Caixão. em aluso ao presidente da Federação de Futebol do Rio, Eduardo Vianna, conhecido como Caixa DÁgua. O Fluminense foi o clube grande que mais importância deu à competição e ficou com o troféu no ano de seu centenário.
Em 2010, o Botafogo entra na lista dos que impediram o tetra rubro-negro, sendo campeão carioca direto o que não ocorria desde 1998 (Vasco) -, vencendo a Taça Guanabara e Taça Rio. Derrotando e eliminando o tradicional rival nos dois turnos (semifinal do primeiro e final do segundo).
Botafogo e Fluminense têm tetracampeonatos estaduais no currículo. O Tricolor foi campeão em 1906/07/08/09. O título de 1907 foi dividido com o Alvinegro, em decisão tomada pela Federação do Rio apenas em 1996, 89 anos depois. Naquele campeonato, os dois clubes terminaram a competição empatados e não houve entendimento sobre a disputa de uma partida-desempate. O Botafogo tem a sequência 1932/33/34/35. Nos três últimos, dois campeonatos foram organizados no Rio por ligas concorrentes, e o Alvinegro, ainda sob a denominação Botafogo Football Club, foi campeão da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (33 e 34) e da Federação Metropolitana de Desportos (35).
Nota Supervasco: é questionável o tricampeonato de 1978, 1979-especial e 1979, uma vez que o campeonato especial, disputado no início de 1979, originalmente era a segunda fase do estadual de 1978. Em razão do fim do Estado da Guanabara em 1975 e resistência das Federações Carioca e Fluminense em unirem seus campeonatos, o CND, por meio de uma resolução, decidiu pela fusão das duas Federações em 21/07/1978.
Então, em 1978, o regulamento do campeonato foi dividido em duas chaves, chave da Capital (ex-Guanabara) e chave Fluminense (ex- Estado do Rio pré-fusão), que deveriam se cruzar ao final da primeira fase. Ambas valiam taças e vagas para a fase final do Campeonato Estadual da temporada de 1978, programada apenas para fevereiro de 1979.
Porém, após ter sido encerrada a etapa da capital, o Flamengo iniciou um movimento pela eliminação dessa fase final, já que o título da chave da capital conquistado sobre o Vasco com um gol de Rondinelli seria varrido da história por tratar-se de uma mera fase do estadual daquele ano. Como era necessário respeitar-se o calendário, o Flamengo passou a pleitear a desvinculação entre as duas fases, tentando separar o torneio.
O impasse ficou decidido no Conselho Arbitral de 23/01/79 e o Flamengo foi derrotado por 9 a 8, com a abstenção do Goytacaz. Porém, os rubro-negros não aceitaram a derrota e, aos berros, Dunshee de Abrantes, seu representante na reunião do conselho, ameaçou entrar na Justiça Comum. Nova reunião foi marcada para o dia seguinte e, estranhamente, o representante do Madureira mudou seu voto, dando a vitória ao Flamengo. Portanto, tecnicamente, o campeonato de 1979-especial é na verdade a fase final do inacabado Campenato Estadual de 1978.
- SuperVasco