Futebol

Rival envia carta requerendo jogo com o Vasco no Engenhão com duas torcidas

O Flamengo enviou nesta terça-feira à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) uma carta aberta, assinada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, requerendo que o clássico do próximo sábado contra o Vasco seja realizado no Estádio Nilton Santos (Engenhão). Além disso, o mandatário Rubro-Negro afirmou que o clube deseja que a partida seja disputa com ambas as torcidas. Há, no momento, uma liminar vigente determinando a realização de clássicos na cidade apenas com torcida única. 

O confronto, válido pelas semifinais da Taça Guanabara, estava previsto inicialmente para ser disputado no próprio Nilton Santos. Mas em razão da obrigação de torcida única, foi procurada uma outra praça, fora da cidade. Na segunda-feira, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) chegou a anunciar Juiz de Fora como local da partida, marcada para as 18h30.

Porém, em comunicado oficial, a Prefeitura da cidade, juntamente com o comando da 4ª Região da Polícia Militar, vetaram qualquer evento no estádio Mário Helênio no fim de semana - exceto o já marcado Tupi x URT, pelo Campeonato Mineiro - por compromissos com o Carnaval da região.

Na carta, o Flamengo nega que tenha concordado com a Ferj em realizar o jogo em Juiz de Fora, apesar da federação garantir que teve a anuência de ambos os clubes. O Rubro-Negro afirma que, como mandante (por ter feito melhor campanha na fase de grupos), deveria obrigatoriamente ser consultado pela entidade sobre o palco da partida.

- O Flamengo requer a V.Sa., nesse sentido, que seja cumprido, na íntegra, o REgulamento do Campeonato Carioca Estadual da Série A de Profissionais para o Biênio 2017-2018, em especial seus artigos 44, II e 62, abaixo transcritos, no sentido de que a partida em comento seja realizado no próximo sábado, dia 25 de fevereiro, no Engenhão em razão da impossibilidade de utilização do Estádio Mário Filho (Maracanã). 

O que diz os artigos mencionados pelo Flamengo:

“Art.44 – As partidas deverão ser disputadas nos estádios indicados pelos clubes mandantes,
salvo: (...)
II – As partidas dos clássicos, do turno semifinal e do turno final do campeonato deverão ser
realizadas no Maracanã.

Art.62 – O Estádio Mário Filho (Maracanã) será considerado como campo neutro, assim como o Estádio Nilton Santos (Engenhão), caso não haja possibilidade de utilização do Maracanã.”

Fonte: ge