Futebol

Rival: Enderson Moreira terá elenco quase completo contra o Vasco

Desde que chegou ao Bahia para substituir Guto Ferreira, o técnico Enderson Moreira conviveu com desfalques no elenco de forma frequente, seja por lesão ou por suspensão. Para a próxima partida, no entanto, ele terá o elenco praticamente inteiro à disposição, algo desejado por todo treinador de futebol.

O Tricolor enfrenta o Vasco neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela rodada #26 da Série B do Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o departamento médico do Bahia está vazio. A única exceção é Caio Vidal, último contratado na janela de transferências do meio de temporada. O atacante se recupera de uma lesão no tornozelo, sofrida ainda na época do Internacional, e está na fase de transição.

Outro atleta que chegou no último dia da janela de transferências foi o também atacante Ytalo, emprestado pelo Bragantino. Apresentado no início da semana, ele está pronto para estrear e se torna mais uma opção para o setor ofensivo do Bahia.

Enderson Moreira comanda treino no Bahia na Arena Fonte Nova — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia
Enderson Moreira comanda treino no Bahia na Arena Fonte Nova — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Até o momento, nos doze jogos realizados sob o comando de Enderson Moreira, o Bahia sempre teve desfalques. Mas, o período de onze dias sem partidas serviu para descansar jogadores.

Além disso, quem estava no departamento médico teve tempo para se recuperar. É o caso dos zagueiros Luiz Otávio e Gabriel Noga, e do atacante Marco Antônio.

A última partida do Bahia foi o empate em 1 a 1 com o Londrina, no dia 16 de agosto, pela rodada #25.

Dessa maneira, Enderson terá praticamente todo o elenco à disposição contra o Vasco. A volta de Luiz Otávio ao setor defensivo, no lugar de Gabriel Xavier, é muito provável.

Outras mudanças em relação ao último jogo também podem acontecer. Além do atacante Ytalo, quem poderá estrear pelo Tricolor nesta partida é o zagueiro Noga.

A provável escalação tem: Danilo Fernandes, Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Rezende, Mugni e Daniel; Ricardo Goulart (Patrick de Lucca), Jacaré e Davó.

Rotatividade do time titular

Neste retorno ao Bahia, Enderson Moreira utilizou sete ataques diferentes e só repetiu a escalação uma vez. Ou seja, o técnico mandou a campo onze times diferentes em 12 jogos.

Contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, e contra o CRB, pela Série B, o treinador entrou com a mesma escalação, mas não saiu vencedor.

Além disso, três formações táticas diferentes foram utilizadas, cada uma delas em quatro jogos: 4-4-2, 4-3-3 e 3-5-2.

Uma equipe do Bahia com os atletas mais escalados por Enderson tem: Danilo Fernandes (10 jogos); André (10), Ignácio (11), Luiz Otávio (8) e Matheus Bahia (11); Rezende (6), Patrick (8), Mugni (10) e Daniel (11); Raí (6) e Rodallega (7).

Fonte: ge