Futebol

Ricardo Gomes: "No futebol, não existe fórmula mágica"

O técnico do Vasco mantém a calma do tempo em que era um zagueiro seguro, que ganhava quase todas as divididas, embaixo e no alto. Ele voltou a fazer ontem, com a serenidade de quem fala baixo, novas observações sobre o progresso do time.

“No futebol não existe fórmula mágica. O que prevalece sempre é o trabalho e o que conta, no treino e no jogo, é a disposição, a vontade de ganhar. A torcida só fica do lado do time que luta e que mostra empenho para vencer. Às vezes o time pode até não ganhar o jogo, mas a torcida reconhece que houve vontade e determinação”.

- O que você tem observado de mais importante, decisivo, no comportamento dos jogadores?
- Que todos estão mais à vontade com o jogo coletivo. Não há vaidade entre os jogadores. Um não quer ser mais do que o outro. Isso tem feito a diferença nos últimos jogos do Vasco. Quanto mais eles desenvolvem o jogo coletivo, é melhor para cada um, o desempenho individual também aumenta e o time ganha em produção”.

- Você está seguro com relação ao elenco ou precisa de reforços?
- O elenco é bom, mas precisa confirmar isso com o decorrer dos jogos. Ganhamos de três adversários que não estão bem, marcamos dezoito gols e sofremos apenas um, mas isso ainda é pouco. O time precisa comprovar a ascensão nos jogos com adversários mais qualificados. Vamos aguardar os clássicos do segundo turno para termos uma dimensão exata de como estamos.

- Como prevê a campanha na Taça Rio?
- Pode ser muito boa, mas temos que começar com uma estreia segura. O jogo em Macaé não será fácil.

– Há algum setor que já possa merecer atenção especial neste início do seu trabalho?
- Os laterais são muito bons no apoio, mas estamos trabalhando também o desempenho deles na parte defensiva. O Fagner e o Ramon avançam com precisão, cruzam e finalizam bem, mas precisam de ajuste na marcação. Já o Dedé e o Anderson, que são mais jovens, têm potencial, mas não vamos falar muito mais, não, para não secar...

Fonte: Blog do Deni Menezes