Futebol

Ricardo Gomes e Dedé prevêem dificuldades contra o ABC

A aproximação entre Vasco e Juninho Pernambucano para a sonhada volta parece, desta vez, concreta. E se encaminha para um final feliz. O presidente Roberto Dinamite fala quase em tom de anúncio da volta do jogador, já que o acerto para o retorno está, de fato, bem próximo. Como o meia tem contrato até o fim de junho no Qatar e ainda há questões sendo discutidas com o Vasco, o empresário do jogador pede cautela ao falar do assunto. Um destes pontos, além do uso da imagem de Juninho durante sua nova passagem por São Januário, é o futuro após o fim da carreira. O clube acena com um cargo na comissão técnica, para que Juninho, aos poucos, comece a trilhar o caminho para se tornar técnico de futebol.

Diante de uma torcida que recebeu o clube com festa em Natal, e que também vive a enorme expectativa pela chegada de Juninho, prevista pelo clube para o fim de junho, o Vasco entra em campo hoje, às 21h50m, no estádio Frasqueirão, em Natal. Contra o ABC, inicia a luta para chegar às oitavas de final da Copa do Brasil. Se vencer por dois gols de diferença, se classifica sem necessidade de jogo de volta.

— Para mim, é uma situação praticamente resolvida. Além da questão profissional, há um lado sentimental em relação ao clube que o Juninho mantém vivo — disse o presidente Roberto Dinamite, que logo falou dos planos para o jogador. — Ele poderia jogar até o fim do ano e, depois, iniciar uma participação na comissão técnica. Começaria esta nova fase da carreira aqui.

O projeto do clube envolve incluir Juninho Pernambucano na comissão técnica em 2012 para que o jogador se prepare para a função de treinador. No entanto, o empresário do meia foi mais cauteloso em relação ao acerto. Uma das preocupações de José Fuentes é preservar o ótimo relacionamento do jogador com a diretoria do Al-Gharafa, clube que Juninho defende no Qatar. — O Juninho vai voltar ao Brasil, para o Vasco. Mas tudo só se define quando os documentos são assinados. Neste momento, Juninho não vai anunciar uma volta porque ficaria em uma situação delicada com o Al-Gharafa. Há uma conversa com o Vasco bem encaminhada, mas nada definido — disse Fuentes à “Rádio Brasil”.

Em Natal, sem Felipe

Ontem à tarde, o time do Vasco fez um treino no Frasqueirão, em Natal, com mais de mil torcedores presentes. O treino não serviu para apontar quem o técnico Ricardo Gomes colocará na vaga de Felipe que, com dores musculares, foi poupado da viagem. Caso escolha o atacante Alecsandro, um dos favoritos, Ricardo Gomes recuaria Diego Souza para o meio-campo. Alecsandro jogaria no ataque ao lado de Éder Luís. O lateral Ramon, com dores no joelho, também não joga. Márcio Careca será o titular pela esquerda.

Embora a vitória por dois gols de diferença garanta a classificação e elimine a necessidade de um jogo de volta, o técnico Ricardo Gomes não quer ver em campo um Vasco precipitado contra o ABC.

— Vai ser um jogo equilibrado. Não vamos ter um adversário fácil. Em primeiro lugar, vamos tentar jogar bem e vencer. Se voltarmos classificados, ótimo. Mas não dá para meter os pés pelas mãos — disse.

Na primeira fase, o Vasco conseguiu se classificar sem necessidade de jogo de volta ao golear o Comercial, do Mato Grosso do Sul, por 6 a 1.

O zagueiro Dedé vê dificuldades em Natal. Mas valoriza a chance de vaga antecipada.

— Se eliminarmos o jogo de volta ficamos mais tranquilos para a Taça Rio — disse.

O ABC voltará a ser comandado por Leandro Campos que, há uma semana, pediu demissão e deixou o clube. Na última segunda-feira, foi recontratado.

ABC: Welligton, China, Irineu, Tiago e Renatinho; Pio, Basílio, Gabriel e Cascata; Éderson e Leandrão.

Vasco: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Bernardo e Diego Souza; Alecsandro e Éder Luís.

Juiz: João Bosco Satiro (PB)

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo