Renato pode adotar o esquema 4-4-2
Depois de 22 rodadas de Campeonato Brasileiro, seis fases de Copa do Brasil e agora um terceiro torneio, a Copa Sul-Americana, seria mais do que normal que o torcedor vascaíno soubesse que time entrará em campo hoje. No entanto, sobram dúvidas. O técnico Renato Gaúcho parece fazer questão de não repetir o esquema tático em duas partidas seguidas. A bola da vez é o 4-4-2.
No Brasileiro, em cada jogo, o time entra com uma formação diferente. Em casa, com a necessidade da vitória, Renato Gaúcho adota o 4-4-2, que teoricamente é mais ofensivo. Porém, no Vasco, é menos eficiente.
Já fora de casa, a opção do técnico cruzmaltinio é pelo 3-6-1, ou 3-5-2, dependendo da disponibilidade de jogadores para a partida.
Ambos os esquemas deram certo. No 3-6-1,o Vasco empatou com o Juventude, em Caxias do Sul, e venceu o Santos, invicto até então na Vila Belmiro.
Já com o 3-5-2, o inacreditável sucesso contra o Internacional, no Beira-Rio. Nas duas últimas rodadas do Brasileiro, o treinador teve duas partidas seguidas em casa e tinha tudo para repetir um esquema. Mas não foi o que aconteceu. Com o 4-4-2 empatou com a Ponte Preta, o que fez Renato preferir voltar com o 3-5-2 contra o Fluminense.
Desta vez, Renato muda novamente de esquema tentando uma vitória o que não acontece há três jogos. No Vasco, o jargão que diz que \"em time que está ganhando não se mexe\" está longe de ser levado a sério.